O primeiro-ministro expressou ao papa Francisco a vontade de Portugal colaborar na promoção dos valores da proteção dos mais frágeis.
Corpo do artigo
Num encontro que durou cerca de 30 minutos, António Costa sublinhou a abertura e vontade para promover o acolhimento aos refugiados, a promoção da paz nas instâncias internacionais e o desenvolvimento de África.
Após um encontro a sós com o líder da Igreja Católica, que termina hoje uma viagem apostólica a Fátima, António Costa contou aos jornalistas que levou "uma palavra de respeito, de gratidão" pela visita, mas também "a vontade de Portugal, enquanto Estado em colaborar na promoção daqueles valores que têm sido causas importantes" para Francisco, "designadamente a proteção dos seres humanos que estão numa situação mais frágil".
"O apoio que temos dado aos refugiados, a grande preocupação que o Santo Padre tem revelado relativamente à necessidade de desenvolvimento do continente africano e as responsabilidades que Portugal tem nessa matéria, a colaboração para a paz em todo o mundo e a construção quer ao nível das Nações Unidas, quer ao nível sobretudo da União Europeia, de novas uniões de valores para defesa da dignidade da pessoa humana", relatou António Costa sobre os temas falados no encontro.
Ainda na basílica, onde entrou às 9:40h pela porta da sacristia, situada na lateral sul, Francisco irá cumprimentar o sacerdote mais velho de Portugal, com 104 anos, e paramentar-se-á antes de descer a escadaria para o altar, aguardando aí pelo cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O encontro com António Costa, que saiu às 9:32h da Casa Nossa Senhora do Carmo, terá durado aproximadamente 30 minutos.
O papa saiu num carro escuro, mas parou para benzer um bebé que estava nas imediações. Seguiu depois, com a janela aberta, a saudar os peregrinos que o aguardavam.
Também à entrada da basílica, o papa Francisco esteve junto a bebés e recebeu uma oferta de uma criança.
O primeiro-ministro estava acompanhado pela mulher e saudou os populares à saída, dirigindo-se para a colunata sul do Santuário de Fátima.