A tempestade Leslie deixou um rasto de destruição na zona centro do país, mas também afetou gravemente as relações entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
Corpo do artigo
Nas horas que se seguiram à passagem da tempestade Leslie pelo território nacional, milhares de munícipes de Lisboa receberam uma SMS da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL) com recomendações da Proteção Civil sobre como enfrentar a intempérie.
Duarte Costa, comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), descartou qualquer responsabilidade, admitindo que a ANPC optou por não enviar a SMS porque o protocolo existente entre as operadoras de comunicações e a ANPC - que precisou de autorização da CNPD - prevê apenas o envio de SMS à população localizada em zonas "para as quais tenha sido declarado o estado de alerta especial de nível vermelho, relacionado com incêndios florestais".
João Miguel Tavares imagina como será a reação da ANPC em caso de Tsunami:
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/10/gs3a_jmt_tsunami_20181021043356/hls/video.m3u8
A CML veio depois explicar, numa nota enviada à agência Lusa, que tinha sido "identificada a necessidade de avisar as pessoas das medidas necessárias para prevenir os efeitos da tempestade, que se previa entrar pela área metropolitana" e que "atendendo ao tamanho da base de dados da EMEL, e dada a necessidade de alertar o maior número de pessoas, a Proteção Civil municipal considerou relevante usar, também, este meio complementar de informação aos cidadãos", sublinhando que se tratou de uma "situação excecional". O caso levou a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) a abrir um processo para apurar as circunstâncias do envio destes SMS por parte da EMEL.
Mas as críticas não se ficaram por aí, e muitas pessoas receberam a SMS com 24 horas de atraso, recomendando que deveriam manter-se em casa a partir das 18 horas... do dia anterior. A EMEL remeteu a responsabilidade para as operadoras por "eventuais atrasos que possam ter ocorrido no respetivo envio".
Carlos Vaz Marques tem outra teoria:
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2018/10/gs3b_cvm_um_so_tipo_tlm_20181021043421/hls/video.m3u8
A emissão completa do Governo Sombra, para ver ou ouvir, sempre em tsf.pt.