Este cão de água português é o novo companheiro de Rui, de 17 anos.
Corpo do artigo
A Associação Portuguesa entregou um cão de água português a um jovem autista do Algarve. O presidente da Associação acredita que o cachorro vai ajudar ao desenvolvimento do jovem.
Tem apenas três meses e meio e está um pouco assustado nesta nova experiência. Mas este cão de água português será a companhia durante muitos anos do Rui, um jovem autista de 17 anos.
TSF\audio\2018\06\noticias\14\tarde_maria_augusta_casaca_cao_de_assistencia
Nesta fase o que se pretende é que ambos criem laços de amizade. Rui Elvas, presidente da Associação Portuguesa de Cães de Assistência fez uma viagem de quase três horas de Lisboa até Porches, no Algarve, onde mora o Rui para entregar o cachorro.
Assim que viu aquele cachorrinho preto e peludo, o Rui pôs-lhe o nome de Farrusco e não mais parou de lhe fazer festas.
O cão deitou-se de imediato ao lado deste jovem autista que pouco interage com as outras pessoas. A ideia de ter um cão de assistência partiu da família. A comunidade mobilizou-se e conseguiu donativos para o adquirir já que um cão destes pode custar cinco mil euros.
Rui Elvas considera que o animal vai fazer toda a diferença nos comportamentos do jovem, a acalma-lo, a fazer-lhe companhia e aprender a conhecer as suas reações. A família espera que o Rui também melhore os seus comportamentos que, por vezes, se tornam agressivos.
Nesta altura a Associação Portuguesa de Cães de Assistência tem cerca de 200 pedidos para dentro e fora do país e a trabalhar com crianças, na sua maioria autistas, estão 18 cães.