
Cavaco Silva
dr
Para uma análise ao primeiro ano do segundo mandato de Cavaco Silva estiveram, esta noite, na Última Hora, o investigador na área da ciência e sociologia politicas, André Freire, e o investigador do Instituto de Ciências Sociais da universidade de Lisboa, António Costa Pinto.
Corpo do artigo
Há precisamente um ano, Cavaco Silva foi reeleito para o cargo de Presidente da República, mas os meses que seguiram foram frenéticos em termos políticos.
No discurso de tomada de posse, Cavaco Silva alertou o Governo de Sócrates para a necessidade de não ultrapassar os limites dos sacrifícios que podem ser pedidos aos cidadãos.
Em Março, depois do Parlamento ter chumbado o PEC IV, José Sócrates pediu a demissão, pedido rapidamente aceite pelo Presidente da República. Já em gestão, o Governo de Sócrates pediu ajuda externa.
Já com Passos Coelho à frente do Governo, Cavaco Silva criticou abertamente o corte nos subsídios de férias e de Natal, previsto no orçamento para 2012. A medida, disse o Chefe de Estado, «viola o princípio da equidade fiscal».
Na semana passada, as declarações sobre a sua reforma e a dificuldade em pagar as suas despesas originaram uma onda criticas e protestos.