A ementa de inverno deve incluir sopa, fruta da época e bebidas sem álcool.
Corpo do artigo
Contra a gripe, "abafe-se, abife-se e avinhe-se", diz o povo. A receita da sabedoria popular para manter a saúde no inverno não podia estar mais longe da recomendação dos especialistas.
Em dias de muito frio são precisos cuidados redobrados com a alimentação, alerta o diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
Em declarações à TSF, Pedro Graça recomenda o consumo de sopa de hortícolas, uma comida de conforto rica em vitaminas e minerais. Para uma opção mais calórica aconselha-se a adição de feijão, grão ou massa, enquanto quem quer perder peso pode consumir sopa sem batata.
TSF\audio\2021\01\noticias\05\pedro_graca_sopa
Para compensar a menor exposição solar, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em vitamina D, como o leite e o peixe - sardinha, atum ou cavala, por exemplo, uma recomendação especialmente importante para os idosos.
TSF\audio\2021\01\noticias\05\pedro_graca_vitamina_d
Para sobremesa, há que apostar no consumo de fruta, rica em nutrientes que permitem o reforço do sistema imunitário, essencial no combate a doenças como a gripe.
Entre a fruta da época destacam-se os citrinos, como laranjas e tangerinas, ricas em vitamina C: duas tangerinas, por exemplo, fornecem quase a totalidade diária recomendada desta vitamina.
TSF\audio\2021\01\noticias\05\pedro_graca_fruta
Não só durante o verão é essencial beber água com regularidade. Nos dias frios e secos manter a hidratação é fundamental, consumindo água ou bebidas quentes como chá, infusões ou tisanas sem adição de açúcar.
TSF\audio\2021\01\noticias\05\pedro_graca_hidratacao
Por outro lado, o álcool não é recomendado: não só contribui para a desidratação como proporciona uma "falsa sensação de calor".
"A ingestão de bebidas alcoólicas provoca vasodilatação" e consequente perda de calor e arrefecimento do corpo, explica Pedro Graça.
TSF\audio\2021\01\noticias\05\pedro_graca_alcool
Por estes dias de frio, não se "abife" nem se "avinhe", mas "abafe-se": a Proteção Civil recomenda o "uso de várias camadas de roupa", além de luvas, gorro, meias quentes, cachecol e calçado quente.
13195300
13195223