O que é a dieta mediterrânica? Universidade do Algarve explica em três masterclasses
A Universidade do Algarve começa esta quinta-feira a primeira de três iniciativas sobre Dieta Mediterrânica que vão abordar as questões do território, tradições e alimentação e estilo de vida saudável.
Corpo do artigo
Uma alimentação especial, um território específico ou um estilo de vida?
O conceito de Dieta Mediterrânica abarca tudo isso e é o que as três masterclasses promovidas pela Universidade do Algarve vão debater.
TSF\audio\2021\05\noticias\20\maria_augusta_casaca_dieta_mediterranica_masterclasses
A começar pelo território e a paisagem."Abordamos a questão da história, da civilização do mediterâneo, como nos apropriámos do território e como as culturas apesar de estarem ligadas se traduzem num heterogeneidade", diz Ana Lúcia Cruz.
A investigadora da Universidade do Algarve e organizadora desta iniciativa considera que se a Dieta Mediterrânica pudesse ser definida numa palavra ela seria "diversidade". Diversidade da paisagem, também de um padrão alimentar e da adoção de hábitos de vida saudáveis.
Se, por exemplo, nestes territórios se encontram produtos únicos como a laranja do Algarve, nos diferentes encontros com outros Países do Mediterrâneo os investigadores têm percebido que dentro da diversidade
há muitas semelhanças. Ana Lúcia Cruz dá o exemplo da compota de figo que se encontra o Algarve mas também na Grécia. " Com a mesma matéria prima " a forma de confecionar e toda a tradição à sua volta é diferente", relata.Tradições diferentes mas que se complementam num estilo de vida mediterrânico.