A dois passos da foz do rio Mira e tendo o casario de Vila Nova de Milfontes como cenário, há um restaurante onde peixe fresco e marisco dominam a ementa. Um oásis marcado pela frescura dos produtos que chegam à mesa.
Corpo do artigo
Sede de concelho entre 1486, no reinado de D. João II, e 1836, Vila Nova de Milfontes ganhou maior relevância nas últimas décadas e afirmou-se como como rainha das praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.
A massificação do turismo gerou crescimento urbanístico que retirou algum encanto, mas não estragou a beleza da foz do Mira e do cenário envolvente.
Na margem esquerda do rio, frente ao chamado castelo, mais precisamente, o forte de S. Clemente - construído no final do século XVI para travar as investidas dos piratas que assolavam a costa alentejana - destaca-se o restaurante Oásis.
TSF\audio\2018\10\noticias\22\tsfmesa22
Para lá chegar, basta seguir em direção a sul e virar à direita após a ponte, na direção da praia das Furnas.
Do restaurante, aberto há duas décadas junto ao rio e remodelado em 2005, contempla-se magnífica panorâmica, tendo Milfontes como pano de fundo.
A sala principal e uma esplanada coberta, com abundante luz natural que entra pelas vidraças, têm a madeira como elemento maioritário, o que transmite sensação de aconchego ao espaço.
A cozinha privilegia a gastronomia alentejana do litoral, que conjuga de modo perfeito os produtos do mar e da terra.
Com sabor marinho, os mariscos, oriundos do Portinho do Canal ou da lota de Sines, são um ponto forte da casa.
Nas entradas, salada de polvo ou de ovas, camarão frito ou ameijoas à Bulhão Pato.
O peixe, sempre fresco, grelhado - sargo, linguado, pargo - é outro capítulo relevante da lista, em que se surgem várias cataplanas. Uma, em particular, com sabor mais alentejano: a de cação, com amêijoas, camarão e pimento, aromatizada com as ervas que marcam a gastronomia da região: salsa e coentros.
Há mais opções neste domínio, concretamente de amêijoa, de bacalhau ou de polvo, entre outras.
O arroz de marisco - com sapateira, lagosta e navalheira - é um dos pratos com mais fama, mas neste capítulo a escolha também pode incidir no de tamboril.
Nos pratos de carne, referência para secretos e plumas de porco alentejano e para o bife à Oásis.
Na doçaria, sobressaem pudim de ovos e sericaia.
Na garrafeira, os vinhos alentejanos estão em maioria. Serviço sem margem para reparos neste restaurante com Vila Nova de Milfontes na mira: Oásis, junto ao rio e a dois passos do oceano.
Localização: Vila Nova de Milfontes (Odemira)
Telef.: 283 998 020