Antes do arranque da Cimeira da Nato, o presidente norte-americano deslocou-se à residência oficial do primeiro-ministro português para reunir com José Sócrates.
Corpo do artigo
O presidente dos EUA, Barack Obama, chegou às 14:45 à residência oficial do primeiro-ministro.
Neste encontro, entre José Sócrates e o presidente norte-americano, vão ser debatidas as relações económicas bilaterais, com destaque para as energias renováveis e a crise internacional financeira, e o processo de reforma da NATO.
Na reunião José Sócrates estará acompanhado pelos ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, da Defesa, Augusto Santos Silva, da Economia, Vieira da Silva, e da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago.
Pela parte portuguesa, estarão ainda no encontro com o chefe de Estado norte americano o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César -- já que o tema da base das Lajes também estará em cima da mesa -, o embaixador de Portugal em Washington, João Vallera, e o director-geral de Política Externa, Nuno Brito.
Já a delegação norte-americana integra a secretária de Estado, Hillary Clinton, o embaixador em Portugal, Allan Katz, e responsáveis diplomáticos e políticos de Washington para os assuntos europeus, asiáticos, segurança e defesa.