O presidente do Observatório Crianças-100 Violência considera que seria útil a realização de um inquérito nacional sobre vitimação.
Corpo do artigo
No dia em que o organismo completa seis meses de existência, Rui Pereira diz à TSF que seria essencial ter uma ideia mais realista do número de crianças e jovens que sofreram e sofrem maus tratos físicos e psicológicos.
Um inquérito de âmbito nacional sobre vitimação porque o que existe, hoje em dia, é apenas a perceção de uma realidade. Rui Pereira , o presidente do Observatório Criança-100 violência indica que, nos seis meses de atividade deste organismo, foi feita uma análise aos números dos últimos anos da violência sobre crianças que revelou que a crise ao contrário do que se pensava não fez aumentar a chamada " criminalidade contra o património", mas teve um forte impacto na violência doméstica nas quais se pode incluir a violência contra crianças.
Esta tendência, diz Rui Pereira, é confirmada pelas estatísticas que são divulgadas anualmente por organismos de apoio à vitima e forças policiais. Ainda assim, diz o antigo ministro da Administração Interna, há a consciência de que os números conhecidos ficam aquém da realidade pelo que seria eficaz a realização de um inquérito nacional.
O Observatório Criança 100-violência é um organismo que visa prevenir e combater os maus tratos contra crianças contribuindo para a criação de uma consciência cívica sobre esta matéria. Rui Pereira diz que o organismo não tem meios para a realização de um estudo desta envergadura. Adianta, no entanto, que, em parceria com a câmara de Cascais, está em preparação um inquérito desta natureza naquele concelho.
O Observatório Criança 100- Violência foi criado, este ano, e envolve vários organismos de defesa dos direitos das crianças, forças de segurança e académicos do Instituto Superior de Ciências Sociais.