Há outras dez cidades portuguesas a concorrer à distinção.
Corpo do artigo
O Município de Oeiras entregou na manhã desta terça-feira a proposta formal de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027. A entrega foi feita pelo comissário daquela candidatura, Jorge Barreto Xavier, em conjunto com outros elementos que compõem o projeto denominado "Oeiras 27".
Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, demonstra confiança no sucesso da candidatura. "Não tenho dúvidas de que a nossa proposta é a mais forte, a mais ambiciosa, que tem tudo para ganhar e que será uma verdadeira mais-valia para Oeiras, para a Área Metropolitana de Lisboa e para o país", refere.
Com a candidatura, o município de Oeiras espera criar um "ecossistema urbano" que fomente a atividade e a participação cultural. Jorge Barreto Xavier afirma que a iniciativa "simboliza a aposta clara do concelho em assumir a cultura como um polo de progresso".
"Queremos um futuro feito de artes, ciência, tecnologia e inovação", realça o comissário da candidatura que tem como lema "Damos Forma ao Futuro".
A comissão de honra da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027 conta com nomes como o ex-Presidente da República António Ramalho Eanes, o ex-primeiro ministro Francisco Pinto Balsemão, os atores Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz e a ex-campeã olímpica Rosa Mota.
Além de Oeiras, há mais dez cidades portuguesas a concorrer para receber a distinção: Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Guarda, Coimbra, Leiria, Évora, Faro, Funchal e Ponta Delgada. A decisão deverá ser tomada até 2023.
Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012 são as três cidades portuguesas que já foram Capital Europeia da Cultura.