"Oh la la". Vendida por 32 milhões de euros, pérola de Maria Antonieta bate recorde
Pendente que pertenceu à rainha consorte de França foi vendido por valor recorde num leilão da Sotheby's.
Corpo do artigo
Mais de 200 anos depois da sua morte, Maria Antonieta ainda faz o mundo espantar-se. Desta vez, a causa da surpresa foram duas joias que pertenceram à rainha consorte de França, com uma delas a quebrar um recorde do mundo no que diz respeito ao preço.
A leiloeira Sotheby's vendeu esta quarta-feira um pendente de pérola e diamantes, que pertencia à rainha que foi executado, por 36,427 milhões de dólares (32,19 milhões de euros), num leilão em Genebra.
No final da venda, a leiloeira revelou que este preço estabelecia um novo recorde no que diz respeito ao preço de venda de uma pérola.
O pendente, a estrela do leilão, foi vendido por um valor oito vezes superior ao que era estimado pelo conjunto de todas as 100 joias da família Bourbon-Parma, entre as quais se inseriam dez joias de Maria Antonieta.
A batalha pelo pendente também não foi simples: os compradores estiveram numa "guerra" de licitações durante cerca de dez minutos.
Venda de todas as joias também bateu recorde
A venda da totalidade das 100 joias acabou por, também ela, bater um recorde.
O conjunto de peças da família Bourbon-Parma foi vendido por 47,01 milhões de euros, valor que representa um recorde do mundo para uma coleção de joias reais.