Oito detidos e uma tonelada de cocaína apreendida em operação da PJ, Força Aérea e Marinha
A denominada Operação Cristal resultou de um trabalho conjunto da Polícia Judiciária e a Brigada de Investigação do Crime Organizado do Corpo Nacional de Polícia, ao abrigo do Eurojust, no contexto da cooperação judiciária e policial, com as autoridades do Reino de Espanha e a Europol.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a deteção de oito pessoas suspeitas no âmbito de uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima.
Em comunicado enviado à TSF, a PJ explica que a intervenção resulta de uma "complexa investigação" realizada nos últimos anos e que tinha como objetivo "desmantelar uma organização criminosa de cariz internacional, com atuação transcontinental, dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína no continente europeu e que utilizava o nosso país como plataforma".
TSF\audio\2023\06\noticias\26\maria_a_casaca_cocaine_
Com o apoio da Força Aérea e da Marinha, foi possível localizar e intercetar ao largo do grupo ocidental dos Açores um veleiro que transportava uma tonelada de cocaína. "A embarcação, um veleiro com 14 metros, fazia a travessia do oceano Atlântico, entre a América do Sul e a Europa", indica a nota. Os dois tripulantes foram detidos e conduzidos para terra pela Marinha. Foram presentes a juiz no Tribunal de Ponta Delgada, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
Em simultâneo, esclarece a PJ, foram efetuadas buscas domiciliárias em vários localizações do território nacional, tendo sido posteriormente detidas "seis suspeitos, cinco dos quais no cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo juiz de instrução criminal de Évora.
No total, esta operação resultou "na apreensão de uma embarcação de recreio, iate a motor, três viaturas, diverso equipamento sofisticado de comunicações, documentação relevante para a investigação, significativa quantidade em numerário, várias wallets de criptomoeda, joalharia e relojoaria de elevado valor", indica a nota da PJ.
Os seis detidos serão presentes às Autoridades Judiciárias competentes no Tribunal de Évora, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.