Oito cidadãos estrangeiros foram hoje constituídos arguidos no âmbito da operação em que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu várias toneladas de diferentes produtos contrafeitos.
Corpo do artigo
A inspetora-diretora do Norte da ASAE, Rute Serra, disse esta tarde aos jornalistas, na Mealhada, que os arguidos - seis homens e duas mulheres «de origem magrebina», com idades entre 30 e 40 anos - têm autorização de residência em Espanha.
No âmbito da operação, iniciada de surpresa às 6h00, foram apreendidos bens avaliados em 400 mil euros.
Rute Serra não excluiu a possibilidade de outras pessoas, designadamente de nacionalidade portuguesa e espanhola, envolvidas nesta «rede internacional» de contrafação de mercadorias diversas e sua comercialização, admitindo que «há indícios de atividades também em território espanhol».
A ação da ASAE, cumprindo vários mandados judiciais de busca em quatro locais diferentes do Centro e do Norte, resultou de investigações em que colaborou a Polícia Nacional de Espanha.
Além de uma viatura, duas facas e cerca de 42 mil euros em notas, que estavam em dois cofres, a ASAE apreendeu várias toneladas de diversos artigos contrafeitos, como relógios, roupa, calçado, moto-serras e equipamentos eletrónicos, num total de 25 mil unidades.
A operação, em cumprimento de 17 mandados de busca a residências, lojas, garagens e outros espaços utilizados por «duas famílias magrebinas», envolveu 150 elementos da ASAE, 120 dos quais estiveram no terreno.
A ação decorreu em Leiria, Santa Maria da Feira e em dois locais distintos de A-Ver-o-Mar, concelho da Póvoa do Varzim.
As investigações decorrem há vários meses, em articulação com a Polícia Nacional de Espanha.
Para já, esta rede internacional de contrafação «sofreu um abalo forte», disse Rute Serra, frisando que as investigações vão prosseguir, tendo sido aplicada aos oito arguidos a medida de coação termo de identidade e residência.
O material apreendido será agora transportado para o armazém central da ASAE, em Castelo Branco.