"Olá pai, olá mãe." PJ desmantela rede criminosa ligada ao esquema de burlas através de WhatsApp
Na operação "Cartões sem Rasto", realizada na terça-feira, cinco indivíduos e três entidades foram constituídos arguidos
Corpo do artigo
Foi desmantelada uma rede criminosa ligada ao esquema de burlas “Olá Pai, Olá Mãe”, que atuava através da rede social WhatsApp. No desfecho da operação "Cartões sem Rasto", da Polícia Judiciária, cinco pessoas e três entidades foram constituídas arguidos, além de terem sido apreendidos 1300 cartões SIM.
Segundo o comunicado da PJ enviado às redações, foram realizadas buscas na terça-feira, especificando que "cinco visando um conjunto de lojas em área comercial do centro de Lisboa, e duas domiciliárias na margem sul".
A investigação, da responsabilidade do Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ, iniciou-se em agosto de 2023, "percebendo-se, das diligências realizadas, que os números SIM utilizados não se repetiam e que utilizavam, preferencialmente, números afetos a uma única operadora nacional".
Já em maio, foi detido um suspeito, a quem foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva. "O detido atuava com sete modems, cada um com 32 portas, operando em simultâneo 224 cartões SIM. Entre maio e novembro de 2023, foram operados nestes sete modems cerca de 43 mil cartões", refere o mesmo documento.
"A investigação identificou todos os que colaboraram no processo de facilitação das cerca de 50 dezenas de milhares de cartões SIM, ofertados por uma operadora em festivais de música e em museus, que permitia a sua utilização gratuita por 15 dias e, dessa forma, abrir contas WhatsApp e expedir mensagens de forma massiva", lê-se ainda.
A rede, constituída por vários cidadãos estrangeiros, angariava esses cartões em diferentes áreas da Grande Lisboa, vendendo-os mais tarde, para utilização pela estrutura criminosa, agora desmantelada.
A presente investigação "encontra-se em fase final, perspetivando-se para breve a remessa ao DIAP de Leiria para despacho final".
O esquema de burlas informáticas "Olá Pai,Olá Mãe" consiste na abordagem de vítimas por via do WhatsApp (com mensagens escritas), com o propósito de as convencer que os seus filhos perderam o respetivo telefone, estando por isso a utilizar um número provisório. Estabelecido o contacto, os autores dos crimes fazem pedidos de pagamentos.
No ano passado a PSP registou 4389 denúncias sobre esta abordagem.
