"A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde" é uma exposição organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve.
Corpo do artigo
A mostra procura retratar os momentos vividos nas unidades do Serviço Nacional de Saúde da região ao longo de mais de dois anos de pandemia de Covid-19.
Um olhar pela lente de dois enfermeiros amantes de fotografia, Miguel Gonçalves e Lília Reis. Miguel é profissional no Hospital de Faro e quis reproduzir o clima vivido na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) , homenageando ao mesmo tempo os profissionais que lá trabalham. "Na altura não se conhecia nada de nada [sobre a pandemia] e eles foram os primeiros a avançar", recorda. "Era um trabalho desgastante, incomparável ao que muitos outros profissionais, como eu estavam a fazer no hospital", garante.
O enfermeiro acompanhou um turno na UCI desde o início até ao fim, procurando despir o fato de profissional de saúde e envergar apenas o de fotógrafo. "Limitei-me a circular nesse turno de oito horas, fotografando vários momentos", conta. Lembra que "uma altura [os doentes] estavam a falar, noutra já estavam ventilados".
TSF\audio\2022\09\noticias\16\maria_augusta_casaca_exposicao_fotografia_enfermeiros
Tanto Miguel Gonçalves como Lília Reis já frequentaram vários cursos de fotografia.
Enfermeira na unidade de saúde pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Algarve Central e especialista em enfermagem comunitária, Lília procurou dar a conhecer a realidade dos cuidados primários, desde os testes à Covid-19, até à vacinação, passando pelo transporte de material e todo o trabalho de bastidores. A globalidade das fotografias desta exposição são a preto e branco. Lília considera que não podia ser de outra forma. "Vivemos momentos a preto e branco, um momento horrível", lembra. "Vivíamos angustiados e nós, profissionais de saúde, tivemos que ir para a frente e transmitir esperança às pessoas que precisavam de nós", testemunha a enfermeira.
Miguel recorda um momento na UCI que retratou e o marcou profundamente. Conta que quando um doente precisava de ser ventilado havia um espaço para que ele fizesse a última chamada para os familiares. "E as pessoas despediam-se com um até já ou um até sempre", relata. "E é um momento em que ninguém consegue ficar indiferente", afirma emocionado.
A exposição "A Pandemia pelo Olhar dos Cuidados de Saúde" é inaugurada esta sexta-feira, dia 16 de setembro, às 17h00, no centro comercial Mar Shopping Algarve, em Loulé.