Esta quinta-feira o tempo vai seguir dois caminhos opostos: em Portugal o calor vai dar tréguas, na Europa vários países voltam a estar sob alerta.
Corpo do artigo
A Europa vai ser novamente afetada por uma onda de calor nos próximos dias.
Segundo a BBC, numa ação sem precedentes a Bélgica emitiu um aviso vermelho para o tempo quente em todo o país, enquanto Espanha coloca sob o alerta meteorológico mais grave apenas a região de Saragoça.
A Holanda ativou um "plano nacional para o calor" e no Reino Unido são esperadas temperaturas acima dos 35 graus, o que pode representar um recorde de temperatura.
Em França, foi batido um novo recorde esta terça-feira em Bordéus, onde as temperaturas chegaram aos 41,2ºC, e os os serviços meteorológicos preveem que em Paris se atinja a temperatura mais alta dos últimos 70 anos: 41ºC.
Há também cinco cidades em alerta para o nível 3 (vermelho) em Itália: Bolzano, Brescia, Florença, Perugia e Turim.
O Serviço de Alterações Climáticas do Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia coordenado e gerido pela Comissão Europeia, alerta em especial para o risco de fogos florestais em Espanha e Portugal.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu esta terça-feira um "aviso à população" para o agravamento do risco de incêndio rural devido à subida da temperatura à subida gradual da temperatura máxima e à diminuição da humidade relativa.
11142589
Contactado pela TSF, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz, no entanto, quem este aviso para a persistência de tempo quente só se mantém esta quarta-feira. O calor vai dar tréguas em breve.
Ao contrário do que se espera na Europa, em Portugal prevê-se uma descida da temperatura a partir desta quinta-feira.
TSF\audio\2019\07\noticias\24\paula_leitao_7h
Está prevista uma "descida da temperatura que pode ser acentuada no interior e deixa de fazer sentido o aviso de tempo quente".
É ainda esperada chuva na região do litoral, em especial no Minho e Douro Litoral.
11137156