Onda de calor temporária afeta várias zonas do país: temperaturas podem ultrapassar os 35 ºC
O interior do Alentejo e os vales do Tejo e do Douro serão os locais mais quentes, podendo atingir os 40 °C
Corpo do artigo
Uma onda de calor temporária vai afetar várias zonas de Portugal nos próximos dias. O fenómeno terá particular incidência nas regiões do centro e sul do país.
A temperatura vai subir já a partir desta terça-feira e o tempo quente vai manter-se até sábado. No continente, as temperaturas máximas podem mesmo ultrapassar os 35 °C em algumas regiões. Este é um fenómeno resultante do transporte de massas de ar tropicais vindas do interior da Península Ibérica ou até do norte de África.
Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA Maria João Frada esclarece que a onda de calor é um "episódio temporário", estimando que os seus efeitos sejam sentidos durante "seis dias consecutivos". Na prática, isto significa que as temperaturas máximas vão estar "cinco graus acima do valor médio" para um determinado local. Estes dias de calor mais intenso não são, contudo, invulgares para esta época do ano.
"É uma situação normal nesta altura do ano. Estamos no final de maio e isto tudo tem que ver com o final da primavera. Estas ondas de calor são perfeitamente normais", assegura.
A meteorologista do IPMA adianta ainda que o calor poderá vir acompanhado de fenómenos como trovoada forte e até mesmo granizo.
"Teremos noites tropicais em alguns distritos do interior, centro e também na região sul a partir de 29 [de maio]. Mas nos dias 29 e 30 temos outra situação de instabilidade, com muito calor, estando uma bolha de ar frio nos níveis altos, que pode descambar em aguaceiros fortes, trovoadas, granizo e rajadas fortes", alerta.
O interior do Alentejo e os vales do Tejo e do Douro serão os locais mais quentes, podendo atingir os 40 °C. Esta subida da temperatura irá manter-se até dia 31 de maio.
O IPMA emitiu avisos amarelos para quarta-feira em Setúbal, Évora e Beja devido ao calor, com Lisboa a enfrentar o mesmo aviso apenas no dia 29 de maio.
Para Setúbal, Évora e Beja, o alerta é válido a partir das 09h00 de quarta-feira e mantém-se até às 18h00 de quinta-feira. Em Lisboa, o alerta vigora entre as 09h00 e as 18h00 de quinta-feira, devido ao alerta de tempo quente, pela "persistência de valores elevados da temperatura máxima".
No fim de semana, o IPMA já tinha alertado para a subida gradual da temperatura a partir de terça-feira em Portugal continental, com aumento do Perigo de Incêndio Rural, cuja classificação máxima poderá atingir alguns concelhos do sul.
Em entrevista à TSF, o coordenador da DGS para o plano sazonal, Pedro Ferreira, deixa um conjunto de recomendações para enfrentar o aumento das temperaturas.
