Lisboa Capital Verde Europeia. Oceanário mostra arte para cativar novos públicos
Instalação artística em vídeo de muito alta definição revela imagens do mar português e testemunhos de quem partilha a vida com o oceano. Objetivo é "tocar mais gente" para o problema da conservação dos oceanos.
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"One - O Mar como nunca o sentiu" é o nome da instalação artística que é apresentada num novo espaço do Oceanário. A partir de agora, antes de chegar ao aquário propriamente dito, o visitante passa por um corredor escuro onde é confrontado com imagens vídeo do mar de Portugal, projetadas em telas gigantes e gravadas em muito alta definição.
É uma "experiência imersiva" de 16 minutos assinada por Maya de Almeida Araújo, uma cineasta e fotógrafa portuguesa radicada em Londres há vários anos e que agora expõe pela primeira vez em Portugal. Maya é especializada em fotografia subaquática em movimento.
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"Estamos a falar de arte", enfatiza o presidente executivo do Oceanário justificando a aposta em comunicar "de uma forma emocional" para cativar novos públicos porque "mudar a perceção das pessoas só com informação é difícil" nos tempos que correm.
Considerando esta aposta "algo único em Portugal e quase único no mundo", João Falcato assume a utilização de expressões artísticas no Oceanário: "Se conseguimos que outro tipo de público venha, vamos provavelmente ser mais eficientes e eficazes na nossa missão de conservação dos oceanos tocando mais gente".