Operação "Montanha Verde": depois dos incêndios, reflorestar a Serra de Silves
Numa ação de responsabilidade social, o Zoomarine vai plantar 5.800 árvores para ajudar a mitigar as perdas que o Algarve sofreu este verão.
Corpo do artigo
Por um dia os funcionários do Zoomarine vão deixar de cuidar dos tanques onde nadam golfinhos e outros seres aquáticos e colocar as mãos na terra.
Estranho? Élio Vicente, diretor de educação e ciência do parque, considera que não é possível pensar nos oceanos sem proteger os ecossistemas que também contribuem ou dependem deles. Para exemplificar o que pretende dizer utiliza uma metáfora: "De que é que adianta tratar dos rins se não tivermos o coração em bom estado?".
A intenção do Zoomarine é reflorestar uma zona da Serra de Silves que foi atingida pelos incêndios durante o verão.
São 5.800 árvores, entre sobreiros, medronheiros, pinheiros mansos e ciprestes. Estas árvores, os ciprestes, vão criar "uma barreira que ajuda a combater os fogos".
Quem quiser pode associar-se à iniciativa e deve levar luvas e roupa confortável para um dia que promete ser de trabalho.
Para o ano, o Zoomarine quer ir mais longe. "Se tudo correr bem vamos tentar colaborar com mais um ou dois municípios e tentar plantar 10 ou 15 mil árvores".