No firmamento do The Yeatman brilham muitas estrelas: cozinha, carta de vinhos, em que não faltam as referências de Anselmo Mendes, e panorâmica soberba sobre o Porto com o Douro a correr aos pés. O The Orangerie é o outro espaço de restauração, mais informal e com serviço à carta, mas com o mesmo chef a liderar a cozinha.
Corpo do artigo
A privilegiada localização, a meio da encosta da margem esquerda debruçada sobre o Douro, é um dos fatores que distinguem o hotel The Yeatman.
Unidade de luxo, conta com dois restaurantes com distintas características e dirigidos a públicos diferentes.
Mais recente, aberto ao almoço e ao jantar, com serviço à carta e não por menus, o The Orangerie, no 4.º piso, ocupou o antigo jardim de inverno. Espaço com decoração minimalista, cores suaves e amplos janelões que garantem abundante luz natural tem em comum com o restaurante das duas estrelas Michelin a liderança na cozinha do chef Ricardo Costa.
  TSF\audio\2018\10\noticias\24\tsfmesa24
    
Para uma experiência gastronómica mais descontraída e informal, um bom começo é a escolha do carpaccio de novilho com duxelle de cogumelos, rúcula selvagem e queijo Ilha.
Entre as sugestões de pratos mais substanciais, destacam-se as tripas à moda de Gaia, ou seja, feijoada de lavagante azul, arroz e cominhos; carne de porco à transmontana e duas outras propostas: costeletão de boi com pimentos de Padrón e a caldeirada de peixe-galo, ovas e carabineiro.
O vinho é um produto muito bem acarinhado naquela casa, que dispõe de 1100 referências. Algumas são do enólogo Anselmo Mendes, que leva 20 anos de atividade como produtor, em particular no território Monção-Melgaço.
A elaboração de uma ementa especial serviu, noutra sala, para uma prova das mais recentes novidades com assinatura do enólogo, que soma três décadas de estudos e de experimentação.
Os Alvarinhos - Muros de Melgaço 2017; Expressões 2016 e Parcela Única também de 2016 acabam de enriquecer o vasto e diversificado portefólio do produtor - 800 mil garrafas, 80 % exportadas para 35 países -- que prepara mais lançamentos: os Private Loureiro e Alvarinho, ambos de 2017 e Pardusco 2015.
Entradinhas variadas - pato fumado; vol-au-vent de bacalhau; focaccia de rosbife; fritos diversos; caranguejo de casca mole com gaspacho; camarão frito com molho agridoce - foram acompanhadas com um espumante 100% Alvarelhão 2011, com boa acidez e frescura, e Blanc de Noirs 2016, tendo como base, igualmente Alvarelhão, uma casta tinta que remonta ao século XIV.
Prato mais substancial, com sabor marinho, marcado pela frescura e bom trato culinário: corvina, peixe-galo e salmonete, um trio acolitado por legumes braseados e puré de batata foi acompanhado com Muros Antigos Loureiro 2005, Parcela Única 2015 e Pardusco Private, que casaram na perfeição com o peixe, revelando excelente potencial gastronómico.
Para concluir, pudim abade de Priscos com frutos silvestres e molho de citrinos, um dos destaques do capítulo de doçaria, em que o leite-creme de chá verde, sorvete de citrinos e telha de laranja surge como alternativa.
Serviço profissional e simpático no The Orangerie, o outro restaurante do hotel The Yeatman. Em Vila Nova de Gaia.
Onde fica:
Localização: Rua do Choupelo, 4400-088 Vila Nova de Gaia
Telef.: 22 013 31 00