Jorge Cid considera urgente a realização de um levantamento nacional sobre os abrigos ilegais e situações de abandono. Autoridades sem capacidade de resposta.
Corpo do artigo
O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários considera que a morte de mais de 50 animais, nos dois abrigos de Santo Tirso é demasiado grave e por isso anuncia que vai tentar conhecer os detalhes da tragédia.
Jorge Cid diz que é urgente fazer um levantamento nacional de todos os abrigos ilegais e animais abandonados, e que só dessa forma é possível perceber a dimensão do problema.
"Há situações destas em todo o país. O que é urgente é fazer um levantamento nacional de todas as situações de animais que estão abandonados, quem são, onde estão".
TSF\audio\2020\07\noticias\20\jorge_cid_1_levantamento_urgente_08h
Para o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários não há capacidade das autoridades portuguesas para a recolha dos animais abandonados. "Esse problema tem de ser encarda de frente, com vontade", considera Jorge Cid.
O bastonário quer ainda que as equipas de proteção civil passem a contar com médico veterinários.
TSF\audio\2020\07\noticias\20\jorge_cid_2_veterinarios_na_proteccao_civil
"Há outro problema que persiste que é a integração de médicos veterinários na proteção civil, esta situação já aconteceu, por exemplo, durante os fogos de Pedrógão", lembra.