A medida, uma avaliação periódica, faz parte da revisão do estatuto da Ordem dos Médicos. À TSF, José Manuel Silva, explica que o objetivo é reduzir os erros médicos e garantir melhores cuidados de saúde à população.
Corpo do artigo
A Ordem dos Médicos quer implementar avaliações periódicas a todos os profissionais, quer do setor público quer do privado.
Para isso, e no âmbito da revisão do estatuto da Ordem, o bastonário propõe a realização de uma prova para aferir as capacidades profissionais dos médicos. José Manuel Silva diz que na área da saúde esta medida faz todo o sentido.
José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos diz que a discussão deste modelo de avaliação ainda agora vai começar, mas define já alguns parâmetros que gostaria de ver aprovados. No início, o processo será voluntário e os médicos serão avaliados pelos respetivos colégios de especialidade. Quanto à periodicidade da prova, ainda nada está pré-estabelecido.
O bastonário da Ordem dos Médicos garante, ainda, que a avaliação terá em conta o percurso profissional de cada profissional, porque "um clínico com uma carreira de vários anos não pode ser avaliado como se fosse um principiante".
Este capítulo do novo estatuto da Ordem dos Médicos começa a ser discutido em breve. José Manuel Silva não se compromete com prazos, mas confessa que gostaria de ver a medida em prática dentro de um ano.