
Paredes de Coura, 01/11/2017 - Aumentam os ataques do lobo nas aldeias de Paredes de Coura. Donos dos rebanhos fazem contas à vida. Manuel Ribeiro ajuda Ascenção Pereira a levar uma ovelha ferida ao veterinário. (Rui Manuel Fonseca / Global Imagens)
Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
Na sequência da experiência com os incêndios do último ano, a Ordem dos Veterinários decidiu propor a inclusão destes profissionais no plano da Proteção Civil nacional.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) está a elaborar um projeto para incluir os veterinários na Proteção Civil, sendo que já existe um pré-acordo com o Governo, disse o bastonário Jorge Cid.
"Estamos a elaborar um projeto, de acordo com a realidade do país, para também estarmos presentes na Proteção Civil. Percebemos que a prioridade são as pessoas e não se pode estar a tirar meios alocados à ajuda às populações, mas, paralelamente, as coisas podem fazer-se simultaneamente", afirmou o bastonário.
Jorge Cid, que se deslocou a Pedrógão Grande para entregar à Câmara Municipal e às três juntas de freguesia cerca de 5 mil euros para a reposição do efetivo animal no concelho, adiantou que houve "bastante abertura" a esta proposta da OMV por parte dos ministros da Agricultura e da Administração Interna.
"Houve bastante abertura [ministro da Agricultura e da Administração Interna]. Considerou-se que era essencial e temos esperança que seja uma realidade", disse.
Jorge Cid explicou que, em caso de catástrofe, sejam incêndios ou de outro tipo, "não há plano rigorosamente nenhum no país [para os animais]".