
© Direitos Reservados
Na cidade de Grão Vasco, capital do Dão, uma tasquinha no coração do centro histórico, perto da sé, tem fama justificada pelos bons petiscos e vinhos.
Corpo do artigo
Com ou sem recomendação expressa, é sempre tempo de visitar Viseu. A capital do Dão soube aproveitar o desafio da modernidade para crescer de modo harmonioso, com qualidade de vida e respeito pela História.
Preservado o passado, na monumentalidade do centro histórico e nas igrejas, guardiãs de valiosa arte sacra, a cidade de Viriato cativa o visitante que deambula pelas estreitas ruas empedradas ou pelas vielas apertadas dos quarteirões mais antigos da cidade.
Aqui e ali, murais de arte urbana dão cor a paredes gastas pelo tempo, cúmplices de noites de boémia, tão do agrado de Augusto Hilário, que nasceu e morreu em Viseu, mas ganhou fama a cantar fado em Coimbra.
TSF\audio\2018\02\noticias\16\tsfmeda16
Na rua que perpetua o autor do conhecido fado Hilário, a dois passos da praça Dom Duarte, no coração do centro histórico da cidade viseense, a Tasquinha da Sé é um espaço acolhedor, ainda que um tanto ou quanto exíguo, para saborear um petisco acompanhado por um bom vinho ou fazer uma refeição algo ligeira, caso o tempo disponível não permita muito mais.
O ambiente é castiço e a decoração contribui para o cenário regional que torna o espaço atraente, familiar.
O restaurante, aberto em outubro de 2014, ganhou um lugar especial no panorama local, graças a uma cozinha de qualidade, caseira, de base tradicional, em que experiência e paixão resultam numa culinária marcada por bons sabores.
Ao almoço, as sugestões do dia preenchem a lista, em que podem figurar pratos tradicionais: bacalhau à Brás ou à Tasquinha; pataniscas com arroz de feijão; bifinhos com cerveja, entrecosto em vinha de alhos; panados com arroz de tomate; feijoada à portuguesa; arroz de pato ou as muito saborosas bochechas de porco, uma das especialidades da casa.
À hora de jantar, reinam os petiscos, acompanhados por um bom vinho, uma vez que rondam as duas centenas as referências disponíveis. Os rótulos do Dão estão, logicamente, em maioria.
Para facilitar a escolha, em cada semana e também ao mês, há sugestões com chancela de qualidade.
Sobremesas tradicionais e serviço atencioso na Tasquinha da Sé, em Viseu.
Onde fica:
Localização: R. Augusto Hilário 60, 3500-069 Viseu
Telef.: 232 463 138