ADN e design original mantêm-se, mas há 1800 novos elementos no novo 500, que recebe pacote tecnológico atualizado, com destaque para o equipamento de bordo. Motores surgem revistos, com menores consumos e emissões.
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No dia 4 de Julho de 1957 iniciou-se uma história que está prestes a cumprir 60 anos. A história de um "pequeno grande carro", de que foram vendidas mais de 3,8 milhões de unidades, transformando-o num verdadeiro ícone da indústria e cultura italiana e europeia do pós-guerra.
Em 2007, a Fiat decidiu fazer renascer o lendário 500 para uma nova encarnação deste citadino e agora, em 2015, o Fiat 500 recebe uma completa atualização com que pretende manter-se na crista da onda da oferta de citadinos no mercado europeu. A renovação do Fiat 500 contemplou sobretudo o design, o habitáculo, o conteúdo tecnológico e a gama de motores.
Disponível em versões berlina e cabrio, o novo Fiat 500 conserva as mesmas dimensões do modelo que substitui, mas oferece um bom pacote de novidades: "O Novo 500 apresenta cerca de 1800 novos elementos, todos estudados para valorizar a originalidade e, ao mesmo tempo, conferir ao modelo um estilo ainda mais requintado. São novos os faróis dianteiros, com luzes diurnas com LED, as luzes traseiras, as cores, o tablier, o volante, os materiais: atualizações substanciais, portanto, mas fiéis ao inconfundível estilo 500."
O design da secção frontal e traseira mudou, mas não compromete a assinatura inconfundível do Fiat 500. O habitáculo foi também amplamente revisto: "A começar pelo design do tablier, que pode agora integrar o inovador sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã de 5", tátil na versão Lounge, que garante grande visibilidade e se insere harmoniosamente num conjunto estudado com cuidado e ergonomia", explica a Fiat. As possibilidades de padronização, ao gosto do cliente, continuam a ser uma das pedras de toque do Fiat 500, que recebe também novos sistemas de auxílio à condução e de segurança ativa e passiva.
Para sublinhar o seu caráter de citadino económico, a Fiat dotou-o de uma gama de motores mais eficientes, que anunciam menores consumos e emissões mais reduzidas. "Acoplados a caixas mecânicas de 5 ou 6 velocidades, ou à caixa robotizada Dualogic, na altura do lançamento a gama de motores compreende o 1.2 de 69 Cv, o TwinAir de dois cilindros e 85 Cv ou 105 Cv e o 1.2 de 69 Cv EasyPower (GPL/gasolina). Num segundo momento, a gama do Novo 500 ampliar-se-á com duas motorizações: 1.2 de 69 cv em configuração "Eco" e 1.3 16v Multijet II turbodiesel de 95 cv."
Para esta eleição, a Fiat inscreveu a versão 1.2 Lounge de 69 Cv que anuncia médias de consumo de 4,9 l/100 km e que concorre também à classe Citadino do Ano onde enfrenta: Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl e Skoda Fabia.
Ficha Técnica:
Fiat 500 1.2 Lounge
Motor: Quatro cilindros em linha, gasolina, 1242 cc
Potência: 69 Cv/5500 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 12,9 s
Velocidade Máxima: 160 km/h
Consumo Médio: 4,9 l/100 km
Emissões CO2: 115 gr/km
Preço: 15 560 euros