É um objetivo ambicioso, a Honda pretende que o novo HRV combine o prazer de condução de um Coupé com a robustez de um SUV. Como trunfos reais, o HRV oferece muito espaço e 120cv Diesel muito poupados.
Corpo do artigo
Partilhando o essencial da plataforma do Civic e do Jazz, o novo HR-V pretende, segundo a marca: "combinar a elegância e a fluidez de um Coupé com a funcionalidade e robustez de um SUV." O novo modelo da marca nipónica vem assim posicionar-se como a entrada da gama no universo SUV, onde já pontifica o CR-V, modelo de maiores dimensões, com quem partilha também alguns elementos mecânicos e especificações técnicas.
O grande desafio para os engenheiros da marca foi conseguir oferecer um habitáculo amplo e versátil sem fazer crescer as dimensões exteriores. Graças à disposição inovadora dos elementos do espaço interior do HRV, o habitáculo permite oferecer boas cotas de habitabilidade, especialmente para os passageiros do banco traseiro, sem sacrifício da capacidade da bagageira, que vai dos 453 litros com os bancos em posição normal até aos 1.026 litros com os bancos rebatidos. A ergonomia e modularidade estão, segundo a marca, garantidas com o sistema de "bancos mágicos da Honda", que permite configurar a posição dos bancos em função das necessidades dos passageiros.
Outra das preocupações centrais da Honda foi garantir um bom nível de desempenho dinâmico, que ofereça uma experiência de condução mais próxima de um normal carro de turismo do que de um SUV. A aerodinâmica, os sistemas de ligação ao solo e os motores foram desenvolvidos, precisamente para apurar essa dinâmica de condução, sem sacrificar a eficiência e os consumos. Com o motor 1.6 litros iDTEC Diesel de 120 cv combinado com a nova transmissão manual de seis velocidades, o novo SUV subcompacto da Honda apresenta valores de consumos de 4,0 litros/100 km e emissões de CO2 a partir de 104 g/km.
Em matéria de tecnologia de segurança e de equipamentos a Honda dota o seu HR-V de um conjunto completo de sistemas e gadgets. Merecem destaque: Assistente de travagem em cidade, travão de mão elétrico, alerta de mudança involuntária de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, tecnologia de radar para a visualização da estrada, etc. O sistema de infoentretenimento da Honda passa agora a ter um novo interface, um ecrã multifunções de sete polegadas com função Mirror Link e conectividade mediante USB, HDMI ou Wifi.
O Honda HR-V concorre também ao prémio Crossover do Ano onde defronta concorrentes como: Audi Q7, Hyundai Santa Fe, Mazda CX-3, KIA Sorento e Volvo XC90.
Ficha Técnica
Honda HR-V 1.6 i-DTEC Elegance
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1597 cc
Potência: 120 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 10,1 s
Velocidade Máxima: 192 km/h
Consumo Médio: 4 l/100 km
Emissões CO2: 104 gr/km
Preço: 27 707 euros