Jazz estreia nova plataforma e ganha ainda mais espaço, com habitabilidade e versatilidade reforçadas. Novo motor a gasolina com 102cv e consumo médio anunciado de 5,1l/100km.
Corpo do artigo
São muitos os argumentos com que o novo Honda Jazz se apresenta a concurso no Carro do Ano 2016. O citadino da marca nipónica recorre à nova plataforma global da Honda para o segmento B, o que lhe permite aumentar a versatilidade e o espaço a bordo, bem como a agilidade e eficiência, já que o chassis e a carroçaria estão mais leves. O design exterior foi também alvo de uma cuidada linguagem e apuramento, por forma a preservar a original identidade do Jazz - um citadino com a habitabilidade e a versatilidade de um pequeno monovolume.
O habitáculo sofreu uma profunda renovação, patente nos materiais utilizados, mas também nas soluções de modularidade e flexibilidade como o comprova o sistema de Bancos Mágicos da Honda (um sistema idêntico ao do rebatimento das cadeiras de cinema). A distância entre eixos também aumentou, o que permite não só oferecer maiores cotas de habitabilidade para os passageiros do banco traseiro, como também refinar o comportamento em estrada. A versatilidade do Jazz tem também na sua bagageira um dos seus cartões-de-visita. A capacidade de carga oscila entre os 354 litros e os 1314 litros de capacidade, com os bancos totalmente rebatidos.
Além de oferecer mais espaço, modularidade e qualidade de construção, o novo Jazz não descura a componente o conforto e o entretenimento, corporizado no ecrã táctil de sete polegadas no centro do tablier e que serve como interface para o novo sistema de infotainement Honda Connect, que oferece acesso à internet e atualizações em tempo real de informações e trânsito, meteorologia e acesso a estações de rádio digitais.
Uma das estreias importantes nesta nova geração do Jazz é a do novo bloco a gasolina iVTEC 1.3 litros com 102 CV de potência e consumos anunciados de 5,1 l/100 km, que está conjugado com uma caixa manual de seis velocidades.
Outro dos capítulos que não é descurado na terceira geração do Honda Jazz é o dos sistemas auxiliares de condução. A Honda recorre a uma câmara e a um radar de médio alcance, englobando uma série de tecnologia de segurança que foram introduzidas em toda a gama de novos produtos da Honda em 2015.
O Honda Jazz concorre ainda ao prémio Citadino do Ano, onde defronta concorrentes como: Hyundai i20, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl e Skoda Fabia
Ficha Técnica
Honda Jazz 1.3 i-VTEC Elegance
Motor: Quatro cilindros em linha, 1318 cc
Potência: 102 cv/6000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 11,4 s
Velocidade Máxima: 190 km/h
Consumo Médio: 5,1 l/100 km
Emissões CO2: 120 gr/km
Preço: 19 707 euros