Design, funcionalidade, e facilidade de condução, resumem-se desta forma os trunfos do i20. Com uma nova plataforma, com maior distância entre eixos, o novo Hyundai tem mais espaço interior, e tenta reeditar uma fórmula de sucesso no mercado nacional.
Corpo do artigo
O novo Hyundai i20 é um citadino de quatro portas que vem substituir a anterior edição de 2012, que foi um dos campeões de vendas da marca. Esta nova geração foi totalmente desenvolvida e construída na Europa, incorporando as principais exigências e tendências do público no que respeita a padrões de qualidade de construção, design, habitabilidade e conteúdo tecnológico.
A Hyundai afirma que "a nova geração i20 encerra três atributos-chave para responder às necessidades dos consumidores europeus: espaço interior ao nível dos melhores da classe, equipamento de alta tecnologia e conforto e um design requintado."
Mais comprido, mais baixo e mais largo que o modelo anterior, a nova geração i20 foi desenhada no Centro de Design Europeu da Hyundai Motor em Rüsselsheim, na Alemanha e melhora as cotas de habitabilidade, oferecendo mais espaço a bordo, graças a uma maior distância entre eixos oferecida pela nova plataforma. A capacidade da bagageira também aumentou para os 326 litros, o que melhora a versatilidade e a utilização quotidiana deste citadino.
Outra das apostas fortes da Hyundai é o nível de equipamento, quer de segurança e de sistemas de auxílio à condução, quer de conforto e infoentretenimento. Destaque para elementos como: sensores de estacionamento, volante aquecido, luzes de curva (estáticas), sistema de assistência de alerta de desvio da faixa de rodagem ou o tecto panorâmico (opcional).
Para mover o i20 a Hyundai recorre a uma diversificada gama de motores a gasolina e um Diesel, precisamente a versão que inscreve nesta edição do Carro do Ano. Trata-se de um três cilindros com 75cv de potência, e com um consumo médio anunciado de 3,8 l/100 km. O recurso a materiais mais leves na construção do chassis e da carroçaria garante um baixo peso, o que, conjugado com uma maior rigidez torcional, se traduz em maiores competências dinâmicas em parâmetros como a agilidade e o comportamento em curva.
O Hyundai i20 concorre ainda ao prémio Citadino do Ano, uma das classes mais concorridas desta edição, com um total de seis candidatos - Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar, Opel Karl e Skoda Fabia.
Ficha técnica:
Hyundai i20 Comfort CRDi 1.1, 75 cv
Motor: Três cilindros Diesel, 1120 cc
Potência: 75 cv/4000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: n.d.
Velocidade Máxima: 160 km/h
Consumo Médio: 3,8 l/100 km
Emissões CO2: 99 gr/km
Preço: 20 417 euros