O novo Sorento oferece mais espaço e mais conforto, num interior mais refinado e com conteúdos tecnológicos atualizados. Versão a concurso usa um 2.2 CRDi de 200cv.
Corpo do artigo
A terceira geração do Kia Sorento concorre a esta edição do Carro do Ano com a sua versão 2.2 CRDi TX 7 Lug 2WD, uma das unidades que compõem a gama do SUV da marca coreana. Este modelo disponibiliza três motores, com potências que vão desde os 185 aos 200 Cv. A gama é composta pelo 2.4 a gasolina com injeção direta (GDI) e pelas duas versões turbodiesel (2.0 e 2.2), que deverão representar a principal fatia das vendas na Europa. O motor 2.2 debita 200 cv da versão a concurso anuncia médias de consumo de 5,7 l/100 km.
Esta nova geração Sorento introduz uma longa lista de novidades. O conforto e a sofisticação tecnológica foram duas preocupações centrais no desenvolvimento deste modelo que apresenta uma carroçaria de maiores dimensões em comprimento e em largura, permitindo explorar melhor a habitabilidade e oferecer mais espaço aos passageiros e à bagageira. O Sorento mantém a sua configuração de 5 ou 7 lugares e no interior foram criados novos espaços de arrumação e soluções de modularidade.
Em matéria de conforto e dinâmica de condução, a KIA garante um maior nível de refinamento: "Para corresponder às crescentes expectativas do consumidor, os engenheiros da Kia trabalharam no sentido de melhorar todos os aspetos da experiência de condução do novo Sorento, atualizando as tecnologias de motor, direção e suspensão". Durante a fase de desenvolvimento do novo Sorento, os engenheiros da Kia concentraram-se em reforçar a estrutura da carroçaria e melhorar as características de ruído, vibração e aspereza, "aumentando assim o requinte e criando um ambiente de viagem mais tranquilo".
O novo Sorento estreia diversas tecnologias de bordo, nomeadamente o Around-View Monitor, que, com as suas quatro câmaras, ajuda o condutor nas manobras de estacionamento (ao mostrar uma panorâmica a partir de uma posição elevada no ecrã do painel de instrumentos) e a Smart Power Tailgate. Este sistema abre a porta da bagageira automaticamente quando a chave é detetada nas suas proximidades, permitindo arrumar os sacos de compras ou bagagens no veículo com maior comodidade.
A segurança passiva e ativa foi também alvo de atualização tecnológica e por isso o Sorento passa a integrar sistemas como o ASCC (controlo da velocidade adaptativo inteligente); o LDWS (sistema de aviso de saída de faixa); o BSD (sistema de deteção de ângulo morto); o RCTA (sistema de alerta de tráfego traseiro), que avisa o condutor da presença de outros veículos atrás do Sorento em parques de estacionamento; e a SLIF (função de informação do limite de velocidade), que exibe o limite de velocidade no painel de instrumentos com base num sistema de câmaras que detetam os sinais da estrada.
O novo Sorento concorre também à classe Crossover do Ano onde terá os seguintes adversários: Audi Q7, FIAT 500X, Hyundai Santa Fe, Honda HR-V, Mazda CX-3 e Volvo XC90.
Ficha Técnica:
KIA Sorento 2.2 CRDi TX 7 Lug 2WD
Motor: Turbodiesel common rail, 2199 cc
Potência: 200 cv/3800 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 9,3 s
Velocidade Máxima: 203 km/h
Consumo Médio: 5,7 l/100 km
Emissões CO2: 149 gr/km
Preço: 44 440 euros