Quarta geração do roadster mais vendido de sempre mantém o espírito, e consegue melhorar a fórmula. O novo MX-5 está mais curto, mais leve, com melhor distribuição de peso, e isso nota-se ao volante.
Corpo do artigo
A Mazda tem em curso uma profunda renovação da sua gama e um dos seus mais icónicos produtos não podia ficar à margem deste ciclo. A quarta geração do Mazda MX-5 permanece fiel aos princípios fundamentais que fizeram dele um notável caso de sucesso nas duas últimas décadas. A reencarnação moderna do espírito roadster dos ligeiros descapotáveis ingleses da década de 60. Um descapotável de dois lugares, tração traseira, de construção leve e condução divertida são os princípios gerais sobre os quais a Mazda desenvolveu esta nova geração do MX-5.
Com um visual que recebe as coordenadas do design Kodo e a incorporação da tecnologia SKYACTIV nos motores e chassis, o novo Mazda MX-5 promete um comportamento dinâmico ainda mais envolvente. Mais curto e mais leve cerca de 100 kg do que a anterior geração o Mazda MX-5 recebe dois motores de quatro cilindros atmosféricos - um bloco 1.5 com 131 cv e o mais potente 2.0 com 160 cv. Para concorrer a esta edição do Carro do Ano a Mazda inscreve a versão menos potente, mas mais acessível e económica, com médias anunciadas de consumo de 4,9 l/100 km.
A transmissão é exclusivamente manual de seis velocidades e todo o chassis e suspensão foram renovados para assegurar uma maior eficácia em traçados sinuosos, o ecossistema natural deste Mazda MX-5. A agilidade e o equilíbrio são, segundo a Mazda, elevadas a uma nova fasquia, num modelo que vê a sua aerodinâmica apurada, bem como uma mais correcta distribuição de pesos entre os dois eixos - 50% à frente e 50% atrás. A inércia está também mais baixa, tal como o centro de gravidade.
No habitáculo deste descapotável de dois lugares e capota de lona, a Mazda operou também uma profunda renovação, desenhando um cockpit mais orientado para o condutor, que continua, como tradicionalmente, a beneficiar de uma posição baixa de condução. A segurança, os sistemas de auxílio à condução e os equipamentos de conforto e entretenimento a bordo foram também reforçados, com destaque para o sistema de segurança activa i-Activsense que promete "considerável proteção passiva para passageiros, assim como para os peões".
A aplicação do conceito heads-up cockpit usado noutros Mazda ajuda o condutor a retirar o máximo de toda a tecnologia do veículo, mantendo-se sempre concentrado na estrada, enquanto o sistema de conectividade MZD Connect permite o acesso seguro à internet através do comando rotativo ou por controlo de voz.
Os preços do Mazda MX5-5 iniciam-se nos 25 mil euros e estendem-se até aos 40 500 euros da versão mais equipada.
Ficha Técnica:
Mazda MX-5 1.5 SKYACTIV-G (131 CV) MT EXCELLENCE NAVI
Motor: Quatro cilindros gasolina, 1496 cc
Potência: 131 cv/7000 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 8,3 s
Velocidade Máxima: 204 km/h
Consumo Médio: 4,9 l/100 km
Emissões CO2: 139 gr/km
Preço: 30 560 euros