A Opel vai a jogo no Carro do Ano 2016 com a nova aposta no segmento dos citadinos - o Karl. A marca alemã promete equipamento de conforto e segurança, e um 3 cilindros 1.0l muito poupado.
Corpo do artigo
E vão três, três citadinos da Opel. A oferta ficou completa este ano com o Karl, que vem juntar-se ao Adam e ao Corsa. Com 3,68 metros de comprimento e 1,48 m de altura o Karl é um citadino de cinco portas e espaço a bordo para cinco pessoas, graças ao inteligente aproveitamento do espaço a bordo e a boas cotas de habitabilidade, apesar das dimensões compactas.
A nova arquitetura da plataforma do modelo de entrada de gama da Opel tem uma distância entre eixos de 2385mm, o que tem reflexos positivos não só na habitabilidade como também no desempenho dinâmico. O banco do condutor e a coluna da direção são reguláveis e existem fixações para duas cadeiras de criança ISOFIX nos lugares traseiros. O banco traseiro de costas rebatíveis com divisão assimétrica (60:40) permite ampliar e tornar mais versátil a bagageira, cuja capacidade pode ascender ais 1013 litros com arrumação até ao tejadilho. No habitáculo foram criadas múltiplas soluções de arrumação, "tais como o espaço suplementar por cima do porta-luvas ou as grandes bolsas das portas dianteiras." O Karl possui ainda vidros traseiros de abertura descendente.
No capítulo dinâmico o Opel Karl reivindica boas prestações, quer no domínio das acelerações e recuperações, quer na economia. O baixo peso (939 kg) e o novo motor tricilindrico a gasolina de 75 cv e baixa cilindrada constituem a quintessência do espírito familiar: "Com configuração ecoFlex, que consiste num estabilizador aerodinâmico dianteiro otimizado, num estabilizador aerodinâmico no tejadilho e em pneus de baixa resistência ao rolamento, o KARL consome apenas 4,5 litros de gasolina a cada 100 km e emite 104 g/km de CO2, em ciclo misto. A caixa de cinco velocidades acoplada a este motor é nova, oferecendo um comando especialmente rápido e suave".
Para sublinhar o espírito familiar do seu novo citadino a Opel dotou o Karl de um bom recheio tecnológico em matéria de equipamentos de conforto e segurança. "Além de sistemas de série como o ABS, o controlo de tração TC+, o programa eletrónico de estabilidade ESP+ e a assistência ao arranque nas subidas ("Hill Start Assist"), o KARL pode ser ainda equipado com outro sistema de segurança: o de aviso de saída de faixa".
Outras opções interessantes são o sistema de informação e entretenimento IntelliLink de nova geração e o serviço de assistência e conectividade Opel OnStar, sistemas que, segundo a Opel "definem novos padrões de conectividade no segmento dos mini". O Karl concorre ainda ao prémio Citadino do Ano, onde enfrenta os seguintes adversários: Fiat 500, Hyundai i20, Honda Jazz, Mazda2, Nissan Pulsar e Skoda Fabia.
Ficha Técnica
Opel Karl 1.0 75 Cv
Motor: Três cilindros gasolina, 999 cc
Potência: 75 cv/ 6500 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 13,9 segundos
Velocidade Máxima: 170 km/h
Consumo Médio: 4,5 l/100 km
Emissões CO2: 104 gr/km
Preço: 11 850 euros