O bom gigante da Audi está de regresso ao Carro do Ano, com a versão 3.0 TDI 272 cv quattro Tiptronic. A nova geração Q7 destaca-se pela redução de peso, pela maior eficácia dos motores, e por um completo pacote tecnológico de apoio à condução.
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O Q7 continua enorme, massivo, mas passou por uma dieta. Menos 325kg, foi quanto a Audi tirou da balança nesta segunda geração do seu SUV - o Audi Q7. A redução de peso e a maior eficiência dos motores são os dois principais cartões-de-visita do imponente SUV da marca alemã, um dos pesos pesados deste exclusivo segmento.
O recurso a materiais de construção mais leves, conjugado com um chassis totalmente redesenhado permitem ao Audi Q7 calibrar a agilidade e desportividade na condução, sem sacrificar o alto nível de conforto de rolamento que era apanágio da anterior geração. O conforto e a qualidade de vida a bordo saem reforçados - o habitáculo oferece maiores cotas de habitabilidade e uma bagageira de acrescida capacidade, apesar das dimensões exteriores terem sido ligeiramente reduzidas.
O novo Q7 introduz ainda novidades nos sistemas operacionais, de informação, entretenimento e conectividade, oferecendo uma melhor e mais enriquecedora experiência de viagem para todos os ocupantes. A segunda geração da plataforma modular de infoentretenimento está colocada a bordo do Q7, bem como o Audi virtual cockpit. O novo MMI com unidade de controlo all-in-touch com um touchpad de dimensões generosas facilita as operações de comando. Outras inovações a merecer destaque são os serviços do Audi connect, o Audi tablet para os passageiros do banco traseiro e os dois sistemas de som com áudio 3 D. A conectividade está assegurada pela integração com smartphone com o Google Android e o Aplle Auto Car Play.
Destaque também para o amplo portfólio de novos sistemas de assistência à condução, que inclui o cruise control adaptativo com assistente de trânsito. Adotando o conhecido sistema quattro de tração integral que lhe garante mobilidade todo-o-terreno e motricidade em condições de baixa aderência.
O Q7 concorre ao prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016 com versão 3.0 TDI com uma potência de 272 cavalos e um consumo médio anunciado de 5,7 l/100 km. Será precisamente esta a versão que o Júri do Carro do Ano terá de avaliar na classe reservada aos Crossover do Ano, onde o Q7 vai enfrentar um rival de peso, o Volvo XC90, dois primos coreanos - o KIA Sorento e o Hyundai Santa Fé -, e os mais compactos Honda HRV, Mazda CX3, e Fiat 500X.
Ficha técnica:
Audi Q7 3.0 TDI 272 cv quattro Tiptronic
Motor: V6 Diesel, 2967 cc
Potência: 272 cv/3250 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 6,3 segundos
Velocidade Máxima: 234 km/h
Consumo Médio: 5,7 l/100 km
Emissões CO2: 149 gr/km
Preço: 88 190 euros