A marca premium do grupo PSA entra a concurso com o renovado DS5, na versão HDI de 180 cv. O maior dos DS continua a apresentar um design inovador e diferente, um habitáculo com inspiração no mundo da aeronáutica.
Corpo do artigo
No ano em se comemoram os 60 anos de um dos mais icónicos Citroën - o DS - a marca francesa do grupo PSA decidiu dar vida própria à sigla DS criando uma identidade própria para uma nova marca que se chama precisamente DS. É por isso esta a primeira vez, que um modelo da nova marca concorre a prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal, tentando repetir os êxitos que a Citroen já alcançou nesta iniciativa - um total de cinco vitórias - desde o AX em 1988 até ao C5 em 2009.
A aposta da DS para a 32ª edição do Carro do Ano em Portugal é o DS5 que corporiza os principais valores da nova marca - design diferenciado, sofisticação tecnológica e espírito de avant garde. Trata-se de um executivo de quatro lugares com 4,5m de comprimento e um peso de 1615 kg que recebe as novas coordenadas de design da DS, nomeadamente a grelha verticalizada e esculpida com o monograma DS ao centro, ladeada pelos faróis DS LED Vision.
No habitáculo de inspiração aeronáutica, destaque para o tejadilho do tipo cockpit, dividido em três fluxos de luz, que criam uma atmosfera luminosa. O posto de condução foi concebido em redor do condutor, tendo os principais comandos agrupados em duas consolas centrais, uma baixa e uma no tejadilho, sob a forma de botões de pressão e toggle switches específicos.
A sofisticação tecnológica tem correspondência no leque de equipamentos a bordo, nomeadamente no ecrã tátil high tech, a partir do qual é possível controlar a maior parte das funções de conectividade, informação ao condutor e entretenimento. Destaque para a aplicação MyDS que oferece todas as informações relativas ao veículo. Por exemplo, o MyDS permite encontrar facilmente o seu automóvel através da opção «Encontrar o meu DS». Da mesma forma, a opção «Terminar o meu itinerário» permite alcançar a pé um determinado destino final, depois de estacionado o DS5. Se o smartphone for compatível com o New Mirror Screen, o condutor pode ouvir os SMS que receber ou ditar um novo em segurança.
No capítulo mecânico, o novo DS5 é servido por uma gama de seis motorizações, conjugada com três tipos de transmissão de seis velocidades (CVM6, ETG6 e EAT6). A versão a concurso é alimentada pelo motor BlueHdi de 180 cv, um Diesel de altas prestações que recebeu um novo turbo de geometria variável e que é capaz de fazer acelerar o DS5 dos 0 aos 100 km/h em 9,2 segundos, anunciando uma média de consumo de 4,4 l/100 km.
Os preços em Portugal iniciam-se nos 33 860 euros, mas esta versão específica, também candidata ao prémio Executivo do Ano, custa 46 720 euros. O conforto de rolamento continua a ser uma das preocupações da DS que incorpora neste modelo uma nova tecnologia de amortecimento PLV (Preloaded Linear Valve) que limita o rolamento da carroçaria e permite absorver melhor as irregularidades do terreno.
Estilo único e diferenciado, sofisticação tecnológica e elevados patamares de conforto dinâmico, conjugados com um motor performante e económico, são, em suma, os principais trunfos que a DS tem para esgrimir no Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2016. Na categoria Executivo do Ano, o DS5 vai estar em confronto com o Audi A4 e com o Skoda Superb.
Ficha Técnica:
DS5 Sport Chic 2.0 BlueHDI 180 cv
Motor: Quatro cilindros em linha Diesel, 1997 cc
Potência: 181 cv/3750 rpm
Aceleração 0-100 km/h: 9,2 segundos
Velocidade Máxima: 220 km/h
Consumo Médio: 4,4 l/100 km
Emissões CO2: 114 gr/km
Preço: 46 720 euros