No nosso aniversário desafiámos quem nos ouve a contar-nos a notícia mais marcante que ouviu na telefonia. Juntámos o jornalista da TSF que deu essa notícia. Ouça os oito exemplos que escolhemos.
Corpo do artigo
28 anos é tempo para muitas histórias e a TSF foi testemunha privilegiada de muitos acontecimentos.
De Timor ao 11 de setembro, passando pela queda da ponte de Entre-os-Rios ou a final da Liga dos Campeões que o FC Porto venceu em Gelsenkirchen, estas são as oito notícias eleitas como as mais marcantes por oito ouvintes da TSF.
A sonoplastia é de Herlander Rui.
- Fernando Vendrell elegeu a saída dos jornalistas de Timor após o referendo como a notícia mais marcante que ouviu na TSF. O jornalista Manuel Acácio conta como foi viver e relatar esse momento.
- A 1ª Guerra no Golfo foi a notícia eleita pelo ouvinte José Luís Proença como aquela que ouviu na TSF e que mais o marcou. O jornalista David Borges relembra a entrada no Kuwait.
- António Duarte lembra a insólita história de Sousa Cintra, então presidente do Sporting CP. Carlos Raleiras, o jornalista que entrevistava Sousa Cintra naquele momento conta como tudo aconteceu, e o próprio Sousa Cintra lembra o que aconteceu.
- A jornalista Sónia Santos Silva foi a primeira jornalista da TSF a chegar a Entre-os-Rios após a queda da ponte. Essa notícia foi a que mais marcou o ouvinte Ricardo Sousa.
- O envolvimento da TSF no processo de autodeterminação de Timor acabou por se tornar uma marca da rádio. José Proença elegeu o minuto de silêncio por Timor como a notícia mais marcante que ouviu na TSF. Carlos Andrade, na altura diretor da rádio, lembra esse momento, e esses tempos.
- Os atentados do dia 11.Setembro, nos EUA, foram a notícia que mais marcou o ouvinte Júlio Ramos. A jornalista helena Vieira foi quem deu pela primeira vez a notícia na antena da TSF.
- A TSF foi os olhos de Luís Silva em Gelsenkirchen, quando o FC Porto venceu a Liga dos Campeões. João Ricardo Pateiro foi um dos dois relatadores da TSF nesse jogo, na Alemanha. O outro era Jorge Perestrelo.
- João Ricardo Pateiro era o relatador de outro jogo que ficou marcado na história, mas este por um motivo bem mais triste, a morte de Miklós Fehér, em Guimarães, num Vitória-Benfica. Foi essa a notícia que Carlos Rodrigues ouviu na TSF e mais o marcou.