Durante o século XX, muitos portugueses foram feitos prisioneiros em muitas guerras. Algumas dessas histórias ajudam a fazer a história de Portugal e estão agora em livro.
Corpo do artigo
TSF\audio\2019\04\noticias\09\pedro_aires_oliveira_tsf_almoco
As guerras mais trágicas para os militares portugueses, no século passado, foram a Primeira Grande Guerra e a Guerra Colonial.
Mas durante o século XX, muitos outros portugueses foram feitos prisioneiros em conflitos, onde em alguns casos, nem sequer o país esteve envolvido.
O investigador Pedro Aires Oliveira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, coordenou um livro que recolhe algumas dessas histórias, através de artigos de diversos historiadores.
No Almoço TSF, Pedro Aires Oliveira explicou como portugueses foram capturados durante a guerra civil espanhola, ou na segunda guerra mundial. E, ainda, a história dos militares portugueses capturados durante a ocupação de Goa pelo exército Indiano, ou pelas milícias timorenses, pró-Indonésia, durante a invasão de Timor pela Indonésia.
Durante a conversa, falou-se ainda da evolução da legislação internacional, que em termos humanitários, pretende proteger os soldados capturados.
O livro chama-se "Prisioneiros das guerras" (Tinta da China), e vai ser apresentado esta terça-feira, na Academia Militar, pelo ministro da defesa João Gomes Cravinho.