O "censor-mor" da China queria consultar um site estrangeiro mas estava bloqueado. Resolveu o problema da mesma forma que muitos chineses o tentam fazer todos os dias...
Corpo do artigo
Um jornal de Hong Kong divulgou que Fang Binxing, um dos principais autores do "muro" criado pela China para impedir o acesso a sites estrangeiros (desde o Facebook ao Google), foi visto em público a usar uma rede VPN, ao que diz o jornal, para contornar o bloqueio.
Conhecido na China e no exterior como um dos pais da "China's Great Fire Wall" (rede de bloqueio chinesa), Binxing terá usado a VPN durante uma conferência pública no Instituto de Tecnologia de Harbin.
O antigo diretor da Universidade dos Correios e Telecomunicações de Pequim queria mostrar determinado site sul-coreano, mas estava... bloqueado pela firewall. Recorreu, então, à VPN, como se estivesse numa rede da Coreia do Sul, para contornar o problema.
A notícia teve muita repercussão em Hong Kong e rapidamente se espalhou pelas redes sociais chinesas, valorizando a ironia do censor ter tido necessidade de dar a volta à regra que ele próprio criou.