
"Choveu e a escola ficou um descalabro"
LUSA
Em causa estão as obras de retirada de amianto, que deixaram a escola "praticamente a descoberto".
Os pais dos alunos da EB1/JI de Fraião, em Tamel S. Veríssimo, em Barcelos, distrito de Braga, promoveram esta quinta-feira um boicote às aulas, em protesto contra uma escola em que "pinga em todo o lado".
O presidente da Associação de Pais, Paulo Gomes, disse à Lusa que em causa estão as obras de retirada de amianto, que deixaram a escola "praticamente a descoberto".
"Choveu e a escola ficou um descalabro", referiu, sublinhando que em causa está a segurança e a própria saúde pública de toda a comunidade escolar.
Frisou que a associação de pais não está, "de todo", contra as obras, mas sim contra o 'timing' escolhido.
Na semana passada, de quinta para sexta-feira, uma "grande parte das crianças da primária ficou com os livros, cadernos, capas, tudo estragado", disse ainda.
A chuva fez ainda levantar "por completo" o taco do soalho, receando também os pais pela segurança da instalação elétrica. "Não há as mínimas condições de funcionamento", apontou.
Marta Ribeiro, também da associação de pais, disse à Lusa que o boicote às aulas vai continuar enquanto não for encontrada uma "solução condigna".
"No mínimo, que coloquem aqui contentores para servirem, provisoriamente, de salas de aulas", reivindicou, assegurando que nesta quinta-feira nenhuma criança foi à escola, apesar de os portões estarem abertos.
Os pais já pediram à Delegação de Saúde que faça uma inspeção à escola.
A Lusa contactou a Câmara de Barcelos, que remeteu para mais tarde uma eventual reação.