Episódio 4 de “País de Incendiários”, um podcast de investigação da revista DIVERGENTE, que a TSF transmite neste verão de 2025 cheio de chamas
Corpo do artigo
Nos muitos processos de incendiários que consultámos em tribunal, houve uma coisa que nos chamou a atenção: sequências de fotografias a recriar o crime, onde os acusados apareciam com um isqueiro ou fósforo na mão, num estilo que parecia o de uma fotonovela trágica. O mesmo tipo de imagens repetia-se em quase todos os processos e era difícil acreditar que tanta gente se tivesse prestado a tal coisa.
Este episódio é sobre a forma de o Estado lidar com os acusados de pôr fogo. Sobre a falta de respostas e os discursos que não batem certo com a prática. Sobre lentidões e abusos burocráticos que podem acabar com a vida de uma pessoa.
“País de Incendiários” é um podcast da revista DIVERGENTE, também disponível na TSF e em TSF.pt.
Se quiser ouvir os seis episódios na íntegra, conhecer os números sobre incendiarismo em Portugal, ou ler as transcrições, visite o site desta investigação em www.divergente.pt/paisdeincendiarios
“País de Incendiários”, teve o apoio financeiro de: Civitates, The European Democracy Fund; European Data Journalism Network; IJ4EU, Investigative Journalism for Europe; Journalismfund Europe."

