
Global Imagens/José Carmo
Pais de alunos do 4º ano fecharam esta manhã a cadeado a escola EB1 número 9 de Marvila, em Lisboa, para exigir a colocação de professores. A polícia esteve no local e as aulas já começaram.
Corpo do artigo
De acordo com a fonte policial, os pais dos alunos encerraram o estabelecimento de ensino a cadeado, tendo colocado também cartazes no portão a pedir mais professores.
«Tivemos conhecimento da situação às 08:56. Os pais dos alunos estão já a ser identificados pela PSP», adiantou a mesma fonte.
Segundo disse à agência Lusa a mãe de uma das crianças afetadas pela falta de docentes, Sandra Silva, os pais encerraram as instalações do estabelecimento de ensino desde as 07:00, em protesto por aquilo que defendem ser «os direitos dos seus filhos».
«Não temos professores em duas turmas do quarto ano e os nossos filhos foram colocados em outras turmas. O que se passa é que existem já turmas com 40 alunos em cada aula e não há também auxiliares suficientes para tomar conta deles», explicou.
O objetivo do protesto, de acordo com Sandra Silva, é assim o de «serem ouvidos», uma vez que já escreveram cartas para o Ministério da Educação e para a Direção Regional de Educação de Lisboa (DREL) e «ninguém faz nada».