
Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
O deputado André Silva defende a aplicação de medidas como a esterilização dos animais para evitar uma sobrelotação dos centros de recolha de cães.
Corpo do artigo
O deputado do PAN defende a aplicação de medidas urgentes para evitar a sobrelotação dos canis, em Portugal.
Um estudo encomendado pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, para avaliar o impacto económico-financeiro da instalação de canis intermunicipais, mostra que há cada vez mais cães nos centros de recolha. Manter cada animal pode custar centenas de euros e, nos últimos 3 anos, foram abatidos 30 mil cães no nosso país.
Ouvido pela TSF, o deputado do PAN, André Silva não fica surpreendido com estes números considerando, inclusive, que estão abaixo da realidade.
TSF\audio\2017\06\noticias\13\andre_silva_1_pecam_p_defeito
Perante este cenário, André Silva defende a adoção de medidas urgentes que ajudem a controlar o número de cães, como por exemplo, a realização de campanhas de sensibilização junto da população e a esterilização dos animais. Caso contrário, alerta o deputado do PAN, os canis não vão ter capacidade de resposta.
TSF\audio\2017\06\noticias\13\andre_silva_2_sobrelotacao
Em agosto de 2016, o Parlamento aprovou uma lei que proíbe o abate de cães e gatos como forma de controlo da população. A lei ainda não está em vigor, continua à espera de ser regulamentada.
O Governo está, entretanto, a fazer um levantamento do estado dos canis no país, um estudo que deve ficar pronto até ao final do mês.