O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kiril encontraram-se, esta sexta-feira, na sala presidencial do aeroporto de Havana, e deram um abraço. Os líderes das duas Igrejas lançaram um apelo à comunidade internacional para proteger os cristãos que estão a ser perseguidos no Médio oriente.
Corpo do artigo
Este é o primeiro encontro dos líderes das duas Igrejas após o cisma de 1054. Um encontro histórico no qual o papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kiril lançaram um apelo para que a comunidade internacional proteja os cristãos que estão sob ameaça no Médio Oriente, numa aparente referência à violência que tem sido exercida pelo Daesh contra este grupo religioso.
O encontro dos líderes das duas aconteceu esta sexta-feira. Francisco vinha de Roma, com destino à Cidade do México, e fez escala na ilha caribenha para se encontrar com Kiril, que está em Cuba no âmbito de uma visita à América Latina.
Sentados numas cadeiras brancas e com os intérpretes ao lado, os dois líderes religiosos começaram a conversar perante os fotógrafos e as câmaras, ao início sem a ajuda de tradução.
[youtube:QgRaOpMKmDo]
Depois, a imprensa abandonou a sala e a reunião privada começou. O Papa e O patriarca ortodoxo vão assinar uma declaração conjunta em russo e italiano.