A Secretaria de Comunicação do Vaticano lançou no Twitter a etiqueta #Pontifex80 e disponibilizou sete contas de correio eletrónico para receber as felicitações ao papa em diferentes línguas.
Corpo do artigo
"Desde há alguns dias vem-me à mente uma palavra que parece feia: a velhice. Assusta, pelo menos. (...) 'A velhice é sede de sabedoria', esperemos que também para mim", afirmou Francisco durante a missa, celebrada perante 60 cardeais na Capela Paulina do Vaticano.
O papa explicou aos purpurados que a velhice "chega de repente", mas disse que, "quando se vê como uma etapa da vida para dar alegria, sabedoria e esperança, uma pessoa volta a viver".
"A velhice é tranquila e religiosa", afirmou, recorrendo ao verso do poeta alemão Friedrich Hölderlin. "Rezem para que a minha seja assim: tranquila, religiosa e fecunda. E também alegre", apelou o pontífice.
Num encontro posterior com o movimento católico Comunidade de Nomadélfia, o papa recordou que "as crianças e os idosos contribuem para o futuro dos povos". "As crianças, porque fazem avançar a história; os idosos, porque transmitem a experiência e a sabedoria da sua vida", disse Francisco.
Este 17 de dezembro está a ser um dia normal no Vaticano, onde não se celebram os aniversários, mas sim os dias onomásticos, mas ao mesmo tempo teve um caráter especial, sobretudo pela idade que o papa atinge, os 80 anos.
Francisco recebeu o afeto dos seus fiéis, começando por oito mendigos que ao início da manhã se deslocaram à sua residência, a Casa Santa Marta, para felicitá-lo e dar-lhe três ramos de girassóis. O pontífice convidou-os a tomar o pequeno-almoço, conversou com eles e ofereceu-lhes alguns doces típicos argentinos.
Para assinalar o dia, nos refeitórios sociais de Roma serão distribuídos doces e nos albergues postais de Natal e um "pequeno presente".
A Secretaria de Comunicação do Vaticano lançou no Twitter a etiqueta #Pontifex80 e disponibilizou sete contas de correio eletrónico para receber as felicitações ao papa em diferentes línguas.
810099732869746688
A Santa Sé informou que, até à manhã de sábado, recebeu mais de 50.000 mensagens para o pontífice procedentes de todo o mundo, dos quais mil estavam escritos em latim.
Francisco recebeu também felicitações de líderes políticos do mundo, como o Presidente cessante dos Estados Unidos, Barack Obama, que destacou o "inestimável apoio" de Francisco ao mediar as negociações com vista à normalização das relações com Cuba.
O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, desejou ao papa saúde e êxitos e destacou a sua "frutífera atividade para promover elevados valores morais e espirituais e para ampliar o diálogo entre confissões e civilizações".
Jorge Mario Bergoglio nasceu a 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, no seio de uma família de imigrantes italianos e, após licenciar-se em Ciências Químicas, optou pelos estudos eclesiásticos, entrando em 1958 no noviciado da Companhia de Jesus.