Para ler e usar. Livro sobre história das políticas ambientais portuguesas apresentado na Gulbenkian
A investigadora que organizou a obra "50 anos de Políticas Ambientais em Portugal" nota a evolução que se registou em Portugal nos últimos 50 anos.
Corpo do artigo
É um livro para ler, mas também para ser usado. A obra "50 anos de Políticas Ambientais em Portugal" é apresentada esta segunda-feira na Fundação Calouste Gulbenkian. É um livro organizado pela investigadora Luísa Schmidt que, à TSF, destaca o lado histórico e pedagógico.
"Por um lado, tem uma dimensão histórica, testemunhal, que vem de antes do 25 de Abril porque, como nós sabemos, a Comissão Nacional do Ambiente começou a funcionar em 1972 e depois surgiram as pessoas que tiveram no ativo a seguir ao 25 de Abril e que fizeram parte da história mesmo da aplicação de muitas das medidas, de muitas das políticas e da própria investigação científica. No fim temos um conjunto de dossiês que fazem mesmo um apanhado do que é que aconteceu desde 1972 até hoje. Também tem aqui uma intenção de uso que vai além da simples leitura, porque acaba por se poder usar como ferramenta de consulta", explicou à TSF Luísa Schmidt.
TSF\audio\2023\12\noticias\04\x_luisa_schmidt_janela
A investigadora nota a evolução que se registou em Portugal nos últimos 50 anos e espera que a conferência do clima, que decorre no Dubai, produza mais resultados do que tem acontecido até agora.
"As últimas COP foram mais um flop do que uma COP e é preciso que, de certo modo, deixe de haver esta crispação tão grande em torno daqueles que fazem parte do cluster do petróleo e o resto da sociedade. Têm de haver formas de entendimento e, portanto, tenho sempre esperança embora saiba que é muito difícil conseguir avançar entre um determinado caminho, mas também é verdade que os lobbies são de um lado e de outro", acrescentou a investigadora.
A apresentação do livro "50 anos de Políticas Ambientais em Portugal" acontece às 18h00 no auditório 3 da Fundação Gulbenkian, em Lisboa.