É a mais recente campanha de apoio aos refugiados que está a ser promovida por um grupo de alunos de uma escola do concelho de Pombal, com a venda de postais de Natal artesanais. A juntar a isto, há ainda uma música que está disponível no youtube.
Corpo do artigo
Tudo começou no início do ano letivo, na aula de Artes Visuais, quando o professor Rui Cavalheiro ouviu os alunos a falar da crise dos refugiados. A ideia foi desmistificar o preconceito em relação "ao refugiado, no fundo, ajudar a não confundir o terrorismo, com as pessoas que fogem dele", sublinha o professor.
Incutir o espírito de "responsabilidade social e de solidariedade", esteve na base do projeto que começou com a pintura de uns postais de boas festas, que envolveu os cerca de 90 alunos com idades dos seis aos dez anos, que se empenharam e com entusiasmo deram asas à imaginação.
Os miúdos eufóricos, vão apontando para a coleção de postais, agora postos à venda, para nos dizer o que pintaram: "eu pintei um anjo, porque representa a Paz", "e eu pintei um azevinho", outro aponta para o presépio por ele ilustrado, e é interrompido pelo autor da árvore de Natal: "tem essas figuras todas e fui eu que pintei".
No meio da excitação, há quem reconheça que os desenhos "não estão assim muito bonitos, mas fomos nós que fizemos", conta-nos com orgulho, acrescentando: "ainda estamos aprender... é bocadinho de nós, para poder confortar os meninos que fogem da guerra".
Sílvia Mota, da Associação de Pais de Meirinhas, responsável por estas aulas extracurriculares, reconhece que a iniciativa acabou por envolver os pais e não esconde o orgulho, "pelo trabalho e empenho dos mais novos, que são o exemplo que um pequeno gesto pode contribuir para a felicidade".
Depois de pintados os postais, surgiu o problema - para onde os enviar? Uma vez que esse era o objetivo... O que levou a outra solução. Sem os poderem fazer chegar às crianças "que estão em trânsito, para chegar à Europa", depois de contactadas algumas ONG de apoio aos refugiados, surgiu a ideia "de fazer uma coleção de postais para os vender", cujo dinheiro vai na integra para quem está no terreno apoiar os refugiados explica Rui Cavalheiro.
O projeto foi crescendo, sem fugir ao plano curricular. Às artes juntou-se a música e o inglês, numa composição do professor alusiva a esta altura do ano.
Os postais ilustram o videoclip da música "Sand Child", disponível no youtube, feita por alunos de uma escola de Meirinhas no concelho de Pombal.
[youtube:THLXpO8QeC8]
Postais que estão à venda por um euro, cuja receita é para uma organização de apoio aos refugiados.