Corpo do artigo
O terramoto de 1755, com magnitude de 8.7, é o mais célebre (pelas piores razões) na História de Portugal. Desde então, não há registo de um sismo tão grande como este, mas outros com menor intensidade também deixaram a população em alerta. A autarquia de Lisboa garante que a cidade agora "está preparada" e informa para onde se deve dirigir em caso de catástrofe.
"Não tivemos registo de nenhum dano, nem pedido de urgência, mas muitas pessoas a ligar a pedir informação", adianta Carlos Moedas, em conferência de imprensa, após o sismo desta segunda-feira.
O autarca reforça o que deve ser feito em caso de terramoto e garante: "Estamos preparados."
SAIBA O QUE FAZER EM CASO DE SISMO
Em situação de acidente grave ou catástrofe - que pode ser um terramoto -, a população lisboeta deve dirigir-se para um dos 86 pontos de encontro da cidade e aguardar por agentes de proteção civil (polícia, bombeiros, INEM, etc.). Não sabe onde ficam? A Câmara Municipal de Lisboa divulga o mapa:
A Câmara Municipal de Lisboa lembra ainda que é possível receber os avisos da Proteção Civil. Para isso, basta enviar uma mensagem com "AVISOSLX" para o número 927 944 000.
Segundo o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico e o Serviço Geológico dos Estados Unidos, um sismo de magnitude 4.8 foi sentido, esta segunda-feira, principalmente na região de Lisboa, mas também em algumas zonas do Centro do país e Algarve. O abalo foi registado às 13h24.
Por seu lado, as informações do IPMA apontam para um terramoto de magnitude 4.7, com epicentro ao largo da aldeia do Meco. O epicentro do abalo foi localizado a 14 quilómetros a Oeste-Sudoeste do Seixal e a sete quilómetros de profundidade.