"Para que os jovens não esqueçam." Petição para construção de memorial aos presos políticos entregue na CML
A petição foi lançada no dia 6 de outubro e recolheu 2000 assinaturas.
Corpo do artigo
É entregue esta quinta-feira, na Câmara Municipal de Lisboa, uma petição para a construção de um memorial aos presos e perseguidos políticos entre 1926 e 1974. A petição foi lançada no dia 6 de outubro e recolheu 2000 assinaturas.
Ouvido pela TSF, Vítor Sarmento, um dos subscritores da petição, explica que o objetivo de entregar esta proposta à autarquia é pôr de pé uma ideia que já foi aprovada em 2021: "Nós pretendemos sensibilizar o presidente da Câmara para que esta venha a ser uma realidade no quadro das comemorações do 25 de Abril. Depois pela importância e significado que tem este processo todo. É não deixar para as "calendas" ou para uma data inoportuna a edificação deste memorial."
O memorial ainda não tem forma, mas Vítor Sarmento realça que tem em vista manter viva a "memória dos jovens". "É uma memória para o futuro, para que os atuais jovens e para que os de amanhã saibam que há ali uma memória coletiva que não é esquecida."
O memorial vai ser construído no Largo da Boa-Hora, em Lisboa. O local não foi escolhido ao acaso: "O simbolismo daquele espaço tem a ver com o tribunal plenário, onde se desenvolviam as atrocidades. Quem mandavam não eram os juízes, era a polícia política (PIDE)."
A petição vai ser entregue às 11h30 nas instalações da Câmara Municipal de Lisboa.
Texto da petição:
Os abaixo-assinados, conhecedores do que foi a ditadura do Estado Novo, manifestam, em nome próprio e em nome da memória de milhares de vítimas desse regime, o seu apoio à edificação de um memorial que preste homenagem e tributo a todos aqueles que, lutando pela Liberdade e pela Democracia, foram vítimas de perseguição e repressão, no período compreendido entre 1926 e 1974. Em 2021, a Câmara Municipal de Lisboa, na sequência de uma proposta de iniciativa cidadã, aprovou, por unanimidade, a criação de um Memorial aos Presos e Perseguidos Políticos (1926-1974), a instalar no Largo da Boa-Hora, em Lisboa. Ao tomarmos conhecimento, na sessão pública da CML de 27 Setembro de 2023, que V. Exa. lhe reafirmava o apoio, vimos, por este meio, solicitar o vosso especial empenhamento na concretização desse memorial, a tempo de a inauguração poder vir a estar incluída nas comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril de 1974.
Lisboa, 5 de Outubro de 2023