
Rui Manuel Fonseca
Passear nas ruas de Vigo nesta época do ano, passou a ser uma experiência única, com a colossal decoração de natal que ostenta aquela cidade da Galiza (Espanha), para felicidade (também) de muitos portugueses. As ruas estão enfeitadas com 11,5 milhões de luzes Led, adornos gigantes e há diversões, como um carrossel parisiense para as crianças, uma roda gigante e muitas figuras para enquadrar fotografias.
“Há anos que estou para vir aqui, porque dizem que isto é uma loucura, que é muito bonito. E eu disse: vai ser este ano que vou lá ver o ‘uau’!”, comenta, animada, Andreia Soares, que acaba de chegar de Santa Maria da Feira com a família, cheia de expectativas. “Estou ansiosa para que as luzes liguem, de facto. Estamos em contagem decrescente. Chegamos há meia hora, somos um casal com um bebé, a minha mãe, a minha madrinha, o meu irmão com a minha cunhada. Viemos para ficar aqui uma noite e amanhã regressamos para trabalhar”, contou, referindo: “Viemos em família à procura de um momento bonito, aquele momento mágico do Natal”.
“Vigo, onde vive o Nadal (Vigo, onde vive o Natal)”, é o slogan em galego, que está espalhado por todo centro histórico da cidade, onde ouvir falar português já é natural.
Eu acho que, pelo menos, uma vez na vida, a pessoa tem de vir e experimentar.
Cecília Preto, que chegou do Porto para ter a sua primeira experiência de ver as luzes de Vigo, ao lado de Antonio Pereira. O casal está junto a uma bola de natal colorida, gigante, com 10 metros de altura coberta por milhares de luzes Led e já está imbuído do espírito de festa.
“Já fomos até à árvore de natal, já viemos, caminhamos até ao mercado para começar a comer qualquer coisa e beber um vinho quente. O ambiente festivo é espectacular. Para quem gosta de Natal e de luzes, aqui é um mundo de cor. Enquanto nós em Portugal, adotamos muito o branco, aqui não. Aqui é colorido. E o Natal é cor, não é?”, afirma António.
A magia acontece todos os dias às 18h00 (hora espanhola), quando as luzes são ligadas em 420 ruas. Como sempre ao final da tarde, mesmo fora da época natalícia, a Rua do Príncipe, coração do natal (e do comércio) de Vigo, já está animada, com músicos a tocar ao vivo.
Na Porta do Sol, num dos extremos daquela rua, ergue-se uma imponente árvore de natal, com 40 metros de altura e uma estrela gigante no cume. Está cercada por um bosque feito de luz e um carrossel parisiense roda e roda, para felicidade das crianças.
“Vem tanta gente que não há lugar para estacionar o carro, nem nada. Não se aguenta aqui. Eu tenho de fugir para o lado, porque é muita gente e não se pode estar no meio da rua. Principalmente ao fim de semana”, comenta Paula Filipe, uma portuguesa de Amarante casada com um espanhol, que vende balões na Rua do Príncipe.
As luzes de natal de Vigo foram ligadas a 16 de novembro e serão desligadas depois de 12 de janeiro de 2025. O investimento do município liderado por Abel Caballero, o alcalde que todos os dias se passeia pela cidade de luz, foi de 3,3 milhões de euros, o que contas feitas dá dez euros por habitante. A iluminação tem cada vez mais alcance. Este ano até o anúncio da grande ‘Loteria de Navidad’, que os espanhóis chamam de El Gordo, foi filmado na cidade galega “onde vive o Nadal”.
A afluência de portugueses a Vigo, tem sido monitorizada pelo município. O alcalde Abel Caballero afirma que ali os visitantes de Portugal são considerados amigos.
O alcalde de Vigo que este ano investiu mais de 3 milhões de euros na decoração e iluminação da cidade, onde os portugueses são recebidos como amigos
