Os concursos públicos foram lançados mas, um ano depois, ainda não houve a modernização da ferrovia no Oeste.
Corpo do artigo
O parlamento debate esta quarta-feira a petição que reuniu mais de seis mil assinaturas e que pede a modernização da Linha do Oeste. A comissão de defesa da linha, que liga o Cacém à Figueira da Foz, admite que o debate possa fazer a diferença num problema que se arrasta há vários anos.
Há um ano, o Governo prometeu lançar concursos públicos para a modernização e eletrificação da Linha do Oeste mas até agora isso ainda não aconteceu.
"A situação está com tendência a agravar-se outra vez, tendo em conta a falta de material circulante, em consequência de episódios de avarias e também de um acidente nas últimas semanas na linha do Oeste com composições", denuncia José Raposo à TSF.
TSF\audio\2019\05\noticias\29\jose_rui_raposo_1_balanco
O autor da petição entregue aos deputados admite que a "falta que existe de material circulante não permite a substituição desse material", referindo que "estão a voltar as situações de supressões de comboios".
José Raposo fala ainda que os atrasos no lançamento dos concursos públicos "está a atrasar a execução das obras" de requalificação da linha ferroviária.
Em relação ao debate no Parlamento, José Raposo espera "com expectativa" que a discussão dê resultados de um problema "que se arrasta há vários anos" e prejudica milhares de pessoas.
O debate na Assembleia da República está agendado para as 15h00.