Na Lourinhã está a nascer um Parque Jurássico, que, à partida, abre portas, parcialmente, em janeiro do próximo ano. As obras estão a decorrer a bom ritmo.
Corpo do artigo
As boas vindas ao PDL - Parque de Dinossauros da Lourinhã serão dadas por um dinossauro de 23 metros, em pé, a comer as folhas de uma árvore. Ao lado, a réplica das falésias da Lourinhã e logo a seguir um diplodocus, outro dinossauro com uma cauda e um pescoço muito comprido.
TSF\audio\2017\08\noticias\07\miguel_midoes_dinocenas
Serão cerca de 120 os exemplares de dinossauros, em tamanho real, que poderão ser observados no Parque. Uns bem conhecidos, como o T-Rex, outros mais desconhecidos, mas igualmente interessantes. Vão estar espalhados por quatro caminhos diferentes dentro do Parque, que começam e terminam numa ilha. "O PDL não tem nenhum som em especial, eventualmente terá um ou outro, e nem é muito tecnológico. A ideia é dar o aspeto mais natural possível. A ideia é uma viagem no tempo de há 150 milhões de anos".
O Parque terá ainda dois pavilhões: um dedicado a atividades relacionadas com a temática, outro onde ficará o Museu, com os vestígios de dinossauros que foram encontrados na Lourinhã.
O Parque temático dos dinossauros era uma ideia antiga da autarquia, e está a surgir agora na Lourinhã em parceria com uma empresa alemã.
O atual Museu do Dinossauro será acolhido também no Parque, onde haverá também um live lab, um laboratório onde se vai mostrar o trabalho dos paleontólogos. A visita completa ao parque deve durar cerca de três a quatro horas, e abrange quatro épocas distintas, num percurso de aproximadamente dois quilómetros.
O estradão que dá acesso está aberto e já são visíveis os esqueletos daquilo que serão os dois pavilhões principais. Alguns dinossauros já estão expostos em rotundas da vila da Lourinhã, outra parte chega esta semana para dar vida à iniciativa "Os Dinossauros saem à rua". Uma iniciativa que decorre de 11 a 14 de agosto, nas ruas da vila da Lourinhã, organizada pela Câmara e pelo Museu da Lourinhã.
Esta região portuguesa faz parte do grupo das dez melhores zonas mundiais em termos de valor científico.
Durante os dias da iniciativa "Os Dinossauros saem à rua" haverá atividades para toda a família, como filmes, palestras, ou ateliers de escavações.
O projeto do PDL vai custar mais de três milhões de euros, bastante menos que o projeto original que rondava os vinte milhões, e está a ser apoiado pelo COMPETE 2020.
?