
DR
No âmbito das legislativas, cada uma das televisões vai fazer sete entrevistas com os partidos que concorram a um número significativo de círculos eleitorais. A RTP1 realizará um debate.
A RTP, SIC e TVI anunciaram que no âmbito da cobertura pré-eleitoral para as legislativas de 5 de Junho terão debates e entrevistas envolvendo todos os partidos que concorrem, inclusive os que não têm assento parlamentar.
Em nota enviada pelos três canais, é dito que «no âmbito da cobertura jornalística de pré-campanha e da campanha eleitoral, os três canais de televisão acordaram também realizar um conjunto de entrevistas e um debate entre representantes de partidos sem assento parlamentar».
Desse modo, «cada canal tem previsto realizar sete entrevistas com representantes dos sete partidos que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais nas eleições de 5 de Junho», informam os canais televisivos.
Além dessas entrevistas nos três canais generalistas, a RTP 1 realizará um debate com os representantes desses partidos e a RTP2 tem programada a realização de entrevistas aos representantes dos partidos «com e sem assento parlamentar, estes independentemente do número de círculos eleitorais a que concorram».
No seu conjunto, os quatro canais generalistas realizarão dez debates com líderes dos partidos com assento parlamentar, sendo três na RTP, quatro na SIC e três na TVI, um debate na RTP1, entre representantes dos sete partidos sem assento parlamentar, que concorrem a um número significativo de círculos eleitorais: 21 entrevistas distribuídas pelos três principais canais de sinal aberto e 19 entrevistas na RTP2.
A nota dos canais surge depois de uma reunião decorrida esta semana entre os directores de informação das estações e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, depois de críticas ao modelo dos debates da parte de partidos sem assento parlamentar como o PCTP/MRPP e o MEP.
O primeiro debate entre candidatos às legislativas é na sexta-feira e coloca frente-a-frente Paulo Portas, do CDS-PP, e Jerónimo de Sousa, do PCP.